Citricultores têm até 15 de julho para relatório
Termina no próximo dia 15 o prazo para entrega do relatório obrigatório do Amarelão dos Citros. Doença pode acabar com plantações inteiras. Agricultor deve ficar atento aos primeiros sinais.
A doença é de difícil controle e se espalha rapidamente pela lavoura. O greening é causado por uma bactéria que provoca queda de folhas, os galhos secam e a planta fica improdutiva e com frutos pequenos.
Quando o pomar está contaminado, a melhor alternativa para solucionar o problema é a erradicação do pé.
Para combater a doença, a recomendação é fazer inspeções constantes. Até o próximo dia 15 de julho, o produtor precisa apresentar um relatório.
“Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura prevê que os proprietários, arrendatários ou ocupantes de propriedades rurais que possuam plantas de citrus façam no mínimo inspeções trimestrais e apresentem relatórios semestrais com os dados da inspeção e eliminação das plantas com greening. A inspeção deve ser direcionada pela visualização de sintomas da doença. O produtor que não entregar o relatório está sujeito às sanções da lei de Defesa Sanitária Vegetal e pode ser autuado. Se penalizado, o produtor pode ter que pagar multa, que varia de R$ 1,9 mil a R$ 9,6 mil”, explica o agrônomo Luciano Melo.
O relatório pode ser entregue diretamente nos órgãos de Defesa Sanitária Vegetal ou pela internet.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!