Depois de chuva, produtores monitoram área de soja

Compartilhar

Período é de vazio sanitário da oleaginosa; medida tenta combater fungo causador da ferrugem asiática Depois de um longo período de chuva que atingiu todo o Estado, os produtores paranaenses já começam a voltar às suas atividades normais. Uma delas é o monitoramento da área para verificar se há a presença de alguma planta de soja nas lavouras, que nesta época do ano é proibido cultivar devido ao vazio sanitário que iniciou há mais de 20 dias.

 

O objetivo da ação é quebrar o ciclo do fungo que causa a ferrugem asiática. De acordo com dados do Consórcio Antiferrugem, coordenado pela Embrapa Soja, na safra 2012/13 o Paraná registrou 112 ocorrências de ferrugem, contra apenas 20 focos contabilizados no ciclo anterior. No último ciclo de verão, o número de casos só não foi maior do que no Rio Grande do Sul, que registrou o aparecimento de 115 focos.

 

Especialistas afirmam que as condições climáticas contribuíram para a elevação das ocorrências de ferrugem. Ao todo, o Brasil registrou no ciclo 2012/13 490 ocorrências, contra 265 registradas na safra 2011/12. Maria Celeste Marcondes, engenheira agrônoma da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), explica que as autuações em propriedades onde foi encontrada planta de soja já começaram, mas ainda não existe um balanço.

 

“A chuva, além de limitar a nossa fiscalização, impossibilitou a entrada do produtor na lavoura para fazer o monitoramento”, conta. Maria Celeste lembra que a multa para quem descumprir o vazio varia de R$ 200 a R$ 12 mil, dependendo do grau da infração. A princípio, completa a especialista da Adapar, a ferrugem asiática está sob controle no Estado.

 

Mesmo assim, acrescenta ela, o produtor necessita ficar atento e monitorar constantemente a sua área. Claudine Seixas, pesquisadora da Embrapa Soja, afirma que nas últimas safras a incidência da ferrugem nas lavouras paranaenses não foi tão expressiva, ocorrida apenas em regiões específicas do Estado.


 

Produção De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o Paraná destinou para a ciclo 2012/13 uma área de 4,67 milhões de hectares, 6% superior se comparado à safra anterior. Em produção, o volume de produção do último ciclo foi de 15,78 milhões de toneladas, 46% maior em relação ao ciclo 2011/12. Para a próxima safra, o Deral só deve anunciar a primeira estimativa em agosto.

 

Fonte: Folha de Londrina Ricardo Maia


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: