Programa de fortalecimento dos Sindicatos Rurais

Compartilhar

O mundo se modifica constantemente e os sindicatos rurais precisam estar preparados para atender as demandas com mais eficiência e rapidez. Com essas palavras de ânimo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, lançou o Programa Sindicato Forte na manhã desta segunda-feira (8), no Sindicato Rural de Dourados, com a participação de representantes de quinze sindicatos rurais da região.

 

O Programa Sindicato Forte tem como finalidade principal fortalecer a atuação dos sindicatos rurais nas suas bases, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar nacional junto com as federações estaduais. Durante o lançamento, Eduardo Riedel ressaltou a importância da atualização e da unidade dos sindicatos. “A força CNA da CNA vem dos 2,1 mil sindicatos que a representam”, ressalta.

 

A abertura contou com a presença do superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Produção, Ademar Silva Júnior, que salientou a presença feminina na abertura. “Vivemos um momento diferenciado no setor. Prova disso é que hoje temos aqui uma maioria feminina. O cuidado, a delicadeza, tanto na gestão como na qualidade são fundamentais para o crescimento e o fortalecimento do Sistema Famasul”, salientou.

 

Os presidentes e funcionários dos sindicatos participam de formação em liderança sindical rural, empreendedorismo, comunicação interna e com a mídia, relação com produtor, entre outros assuntos que auxiliarão na administração diária.

 

O programa será ministrado por dois representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar Nacional): os coordenadores do Sindicato Forte da CNA, Celso Iran Puget Botelho e Ademar Fernandes dos Anjos. Além disso, está presente também o assessor jurídico do Departamento Sindical da CNA, Luiz Phelipe Chang Bangoim.


 

De acordo com o coordenador Celso, o programa já está presente em 23 estados e atinge mais de 700 sindicatos, atendendo seis mil dirigentes e colaboradores desde 2010.

 

O programa é dinâmico e tem recursos interativos, como vídeos, trabalhos em grupo e trocas de experiências. “Mesmo trabalhando em regiões diferentes, com problemas distintos, o Sindicato Forte tem um formato que atende a todos. Foi idealizado a partir de um diagnóstico dos sindicatos através de questionário com 192 perguntas, obtendo ao final um panorama da situação das entidades”, comenta Botelho.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Jateí e conselheiro do Senar/MS, José Pereira da Silva, o Sindicato Forte é de suma importância porque vai fortalecer os sindicatos rurais. “No meu município, 400 produtores serão beneficiados de forma direta com a melhora do sindicato, tanto no sentido de modernização, como na aproximação com os produtores, como até mesmo na questão da comunicação”, afirma Pereira.

 

Segundo o diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, esta é oportunidade de crescimento não somente para os sindicatos e para o Sistema, mas sim para o setor como um todo. “Este é o primeiro dos seis grupos formados que abrangem o MS completamente. Com esta união, conseguiremos agregar valor ao campo”, ressalta Martins. 

 

Programa Sindicato Forte 

O Programa Sindicato Forte é direcionado aos colaboradores e dirigentes sindicais, aplicando metodologia de administração ao Sindicato Rural. A primeira fase, com duração de 2 dias, consiste no  diagnóstico e capacitação dos participantes.

 

Em MS, são seis polos regionais: Dourados, Jardim, São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas, atendendo todos os sindicatos do Estado, com término previsto para o dia 13 de agosto.

 

A segunda fase será realizada na sede de cada sindicato através de planejamento estratégico dos participantes, com a presença dos dirigentes, dos colaboradores e mobilizadores da entidade, acompanhados da equipe CNA/Famasul/ Senar Central e Senar/MS.

 

Fonte: Famasul


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: