Programa de fortalecimento dos Sindicatos Rurais
O mundo se modifica constantemente e os sindicatos rurais precisam estar preparados para atender as demandas com mais eficiência e rapidez. Com essas palavras de ânimo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, lançou o Programa Sindicato Forte na manhã desta segunda-feira (8), no Sindicato Rural de Dourados, com a participação de representantes de quinze sindicatos rurais da região.
O Programa Sindicato Forte tem como finalidade principal fortalecer a atuação dos sindicatos rurais nas suas bases, uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar nacional junto com as federações estaduais. Durante o lançamento, Eduardo Riedel ressaltou a importância da atualização e da unidade dos sindicatos. “A força CNA da CNA vem dos 2,1 mil sindicatos que a representam”, ressalta.
A abertura contou com a presença do superintendente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Produção, Ademar Silva Júnior, que salientou a presença feminina na abertura. “Vivemos um momento diferenciado no setor. Prova disso é que hoje temos aqui uma maioria feminina. O cuidado, a delicadeza, tanto na gestão como na qualidade são fundamentais para o crescimento e o fortalecimento do Sistema Famasul”, salientou.
Os presidentes e funcionários dos sindicatos participam de formação em liderança sindical rural, empreendedorismo, comunicação interna e com a mídia, relação com produtor, entre outros assuntos que auxiliarão na administração diária.
O programa será ministrado por dois representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar Nacional): os coordenadores do Sindicato Forte da CNA, Celso Iran Puget Botelho e Ademar Fernandes dos Anjos. Além disso, está presente também o assessor jurídico do Departamento Sindical da CNA, Luiz Phelipe Chang Bangoim.
De acordo com o coordenador Celso, o programa já está presente em 23 estados e atinge mais de 700 sindicatos, atendendo seis mil dirigentes e colaboradores desde 2010.
O programa é dinâmico e tem recursos interativos, como vídeos, trabalhos em grupo e trocas de experiências. “Mesmo trabalhando em regiões diferentes, com problemas distintos, o Sindicato Forte tem um formato que atende a todos. Foi idealizado a partir de um diagnóstico dos sindicatos através de questionário com 192 perguntas, obtendo ao final um panorama da situação das entidades”, comenta Botelho.
Para o presidente do Sindicato Rural de Jateí e conselheiro do Senar/MS, José Pereira da Silva, o Sindicato Forte é de suma importância porque vai fortalecer os sindicatos rurais. “No meu município, 400 produtores serão beneficiados de forma direta com a melhora do sindicato, tanto no sentido de modernização, como na aproximação com os produtores, como até mesmo na questão da comunicação”, afirma Pereira.
Segundo o diretor técnico do Sistema Famasul, Clodoaldo Martins, esta é oportunidade de crescimento não somente para os sindicatos e para o Sistema, mas sim para o setor como um todo. “Este é o primeiro dos seis grupos formados que abrangem o MS completamente. Com esta união, conseguiremos agregar valor ao campo”, ressalta Martins.
Programa Sindicato Forte
O Programa Sindicato Forte é direcionado aos colaboradores e dirigentes sindicais, aplicando metodologia de administração ao Sindicato Rural. A primeira fase, com duração de 2 dias, consiste no diagnóstico e capacitação dos participantes.
Em MS, são seis polos regionais: Dourados, Jardim, São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas, atendendo todos os sindicatos do Estado, com término previsto para o dia 13 de agosto.
A segunda fase será realizada na sede de cada sindicato através de planejamento estratégico dos participantes, com a presença dos dirigentes, dos colaboradores e mobilizadores da entidade, acompanhados da equipe CNA/Famasul/ Senar Central e Senar/MS.
Fonte: Famasul

