Matéria-prima de baixo custo

Compartilhar

Com matéria-prima a baixo custo e mercado cada vez mais em expansão, a lã ganha espaço e novos adeptos a este promissor nicho da economia. Em Mato Grosso do Sul, a matéria-prima para roupas, artesanato e bijouterias será tema de uma capacitação pioneira no município de Caracol, que recebe a partir do dia 8 de julho o curso de Beneficiamento da Lã Ovina, dividido em dois módulos, com carga-horária total de 40 horas.

 

De acordo com a técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul), Pauline Cury, a demanda surgiu diante da realidade do município, onde há grande criação de ovinos e a lã era descartada pela falta de capacitação dos artesões locais sobre a utilização da matéria-prima.

 

“Há um grande rebanho ovino na cidade e a lã era descartada. Diante deste fato, o Senar capacitou no mês de fevereiro três instrutoras para promover este curso na cidade. A partir daí, foram identificados os grupos de interesse para esta capacitação, que já conta com 24 pessoas inscritas, a maioria artesãs da região, que antes mesmo do início das aulas, já reuniram mais de 200 kg de lã para iniciar o treinamento”, destaca Pauline.

 

O quilo da lã varia entre R$ 1,50 e R$ 2,00, a partir do material bruto é possível confeccionar uma grande variedade de peças e produtos. Durante o curso, as participantes aprenderão como preparar, lavar e cardar e tingir a lã adequadamente. Posteriormente, no segundo módulo, inicia o processo de confecção de peças de vestuário e decoração através do manuseio de teares de pregos.

 

A instrutora do Senar avalia ainda que após o final do curso, há grande possibilidade de que as artesãs capacitadas utilizem o conhecimento para impulsionar a economia. “Ao final do curso será possível vislumbrar um novo futuro para os participantes, que poderão até mesmo fabricar produtos em maior escala, para comercialização e participação em exposições e feiras”, ressalta Pauline.

Anuncio congado imagem

 

Após o beneficiamento da lã, o Senar irá promover com data a ser divulgada, a capacitação em Feltragem, técnica que utiliza a lã para a fabricação do feltro, bastante usado para a fabricação e cobertura de peças de vestuário e artesanato.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: