Averama quer dobrar exportações ao Oriente Médio
Frigorífico do Paraná envia cerca de 70% de suas exportações para os países árabes. Com escritório em Dubai aberto em março, vendas já vêm crescendo. Arábia Saudita é o principal destino na região.São Paulo – A Averama, empresa frigorífica com sede no Paraná, quer dobrar o volume de suas exportações ao Oriente Médio. A companhia, que iniciou as vendas para a região há cerca de seis anos, hoje já envia de 70% a 75% de suas exportações para os países árabes. Em março, ela abriu um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e já contabiliza o aumento das vendas.
“O objetivo é crescer em volume e isso já vem acontecendo”, afirma Ivan Morais, gerente-geral do escritório de Dubai. “A Averama já está com quatro plantas, temos capacidade de produção e já verificamos um aumento nos volumes por causa do relacionamento direto com os clientes. Até a metade do ano que vem, a ideia é dobrar o volume”, explica o executivo.
Quando a Averama começou a vender para o Oriente Médio, as exportações eram feitas por meio de tradings. Atualmente, o frigorífico paranaense exporta para a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Omã, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Iraque, Tunísia, Líbano, Egito e Líbia. A Arábia Saudita absorve metade das vendas da empresa à região.
Hoje, a Averama abate cerca de 350 mil aves por dia, das quais 35% são enviadas ao mercado externo. Para o Oriente Médio são vendidos especialmente os frangos do tipo griller e também partes da ave, como perna, sobrecoxa e peito, além do frango desossado, popular na região para o preparo da shawarma, prato que no Brasil se assemelha ao chamado “churrasco grego”.
Segundo Morais, a Averama não tem planos de montar um centro de distribuição no Oriente Médio, mas a empresa já faz alguns embarques para vendas em Dubai. “Importamos alguma mercadoria e estocamos aqui. Trazemos um contêiner fechado e o vendemos fechado, mas é um pequeno volume”, diz.
O executivo revela ainda que, além do escritório nos Emirados, a empresa também mantém outras ações de promoção internacional, como a participação em feira como a Gulfood, em Dubai, e a Anuga, na Alemanha. “Existem muitas oportunidades de ter novos clientes no Oriente Médio e no Norte da África”, completa Morais.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA)
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!