Técnicas de pastagens em áreas de produção de grão

Compartilhar

FAEMA difunde técnica de pastagem em área de produção de grãos, carne e leite.

 

Para difundir a tecnologia que permite a recuperação de pastagem em áreas de produção de grãos, carne e leite, na região do Médio Mearim, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), José Hilton Coelho de Sousa, participou de uma reunião de trabalho na sede do Sindicato Rural de Bacabal (Sirba) com produtores rurais interessados na implementação do Programa Integração Lavoura-Pecuária-ILP.

 

Na oportunidade, ele foi recepcionado pelo presidente do Sirba, Pedro Lustoza. O presidente da FAEMA estava acompanhado do consultor Cesar Rodrigues Viana e do produtor rural Reginaldo Vieira.

 

A Integração Lavoura-Pecuária é um sistema produtivo que incentiva a diversificação, a rotação, a consorciação e a sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural, de forma planejada. Possibilita também, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, carne e leite.

 

Logo após a reunião, os produtores rurais foram convidados para uma visita à fazenda do agropecuarista Raimundo Moura, naquele município, com o objetivo de conhecer as experiências consideradas mais inovadoras na implantação do sistema ILP.


 

O produtor rural Reginaldo Vieira fez uma explanação de sua experiência com ILP no município de Fortuna, seguido de uma ampla discussão entre todos os participantes. “Já faço a ILP há 10 anos e meu lucro é bastante significativo”, disse Reginaldo Vieira. Também esteve presente o produtor rural Raimundo Gaspar, proprietário da fazenda Agropecuária Gaspar, que já implantou, com sucesso, essa tecnologia de integração lavoura pecuária em sua propriedade no município de Peritoró.

 

De acordo com o presidente da FAEMA, essa iniciativa reforça o interesse na utilização de sistemas de produção sustentáveis. A ILP é uma estratégia de produção que inclui, em seus conceitos referenciais, os principais elementos da sustentabilidade, ou seja, o econômico e o ambiental. “Com a crescente preocupação sobre a relação meio ambiente e pecuária, surge o desafio de estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis”, disse.

 

Participaram também do evento, os produtores rurais Ramoni Garcia Arraes, Walter Lima Gomes, Raimundo Moura Sobrinho, João Cristiano Pinheiro e João Cruillas.

 

Convênio – A FAEMA firmará neste mês, uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), por meio da assinatura de um convênio de cooperação técnica, objetivando a implantação e validação de sistemas Agrossilvopastoris.

 

“Com o apoio da Embrapa vamos fazer o acompanhamento nas propriedades rurais com problemas de áreas de pastagens degradadas, em consonância com os programas Agricultura de Baixo Carbono-ABC e integração Lavoura Pecuária e Floresta-iLPF”, informou José Hilton.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FAEMA/SENAR-MA


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: