Tecnologias cada vez mais perto do produtor
As tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia do campo, gerando uma série de benefícios, como eficiência e praticidade. Mas ainda é preciso democratizar o acesso, permitindo que as pessoas saibam aproveitar adequadamente as funcionalidades oferecidas pelos meios digitais.
Pensando nisso, o SENAR/ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo), por meio do Programa de Inclusão Digital, leva aos produtores rurais e seus familiares conhecimento sobre novas tecnologias de informações e ferramentas que podem ajudá-los nas atividades do campo.
O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho no meio rural. “Com o uso das tecnologias, como a internet e o computador, os alunos podem buscar mais informações, cotações de preços, previsão do tempo, procurar novos canais de comercialização, além de utilizar o computador para ajudar a administrar a propriedade”, revela o instrutor do SENAR/ES, Felipe Carlos Schwambar.
Conteúdo:
Durante o treinamento, os participantes recebem instruções de informática, acesso à internet, utilização do e-mail como fonte de comunicação e orientações sobre editores de textos e planilhas eletrônicas.
O instrutor do SENAR/ES destaca os resultados da capacitação. “Muitos produtores ficaram interessados nas planilhas de controle de gastos. Uma que fazemos em sala de aula é a de controle de café. Alguns já me relataram que a planilha ensinada em sala de aula ajuda a ganhar tempo na hora de realizar o pagamento dos funcionários, já que todos os cálculos são feitos automaticamente”, revela.
Além disso, ele destaca que muitos produtores controlam a previsão do tempo pela internet, o que permite a programação dos trabalhos conforme o clima. Os interessados em participar desta e de outras capacitações do SENAR/ES devem procurar o Sindicato Rural do seu município.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAES/SENAR.

