Prática de identificação de doenças em plantas
As culturas de mandioca, arroz, milho e feijão – caupi fazem parte da produção agrícola do estado do Amapá. Porém, o produtor precisa ficar atento às doenças e plantas daninhas que podem comprometer a produção. O Rurap demandou da Embrapa e esta semana acontece uma capacitação para os técnicos que lidam diretamente com os agricultores.
A parte prática do curso “Manejo e controle de pragas agrícolas” será nos dias 27 (quinta) e sexta (28), no Campo Experimental do Cerrado. Na ocasião, uma equipe técnica da Embrapa e os 40 extensionistas do Rurap que participam do curso, irão colocar em prática os princípios da tecnologia de aplicação de agroquímicos, incluindo métodos de aplicação, regulagem e calibração de equipamentos.
Também está previsto o diagnóstico de doenças em plantas. No caso de não ser possível in loco, os pesquisadores vão orientar como preparar o material vegetal doente para envio ao Laboratório de Fitopatologia da Embrapa.
Na Amazônia, o controle recomendado pela Embrapa para as doenças das plantas (feijão, milho, arroz e mandioca) passa pelo manejo integrado. O agricultor precisa estar atento desde a escolha da área, fazer uma adubação equilibrada, preparar bem o solo, escolher o material genético da cultivar e se for necessário fazer o controle químico.
Outra parte do curso será a identificação das principais espécies invasoras nas áreas de arroz, milho, soja e feijão-caupi e escolha dos métodos de controle mais apropriados para combater as plantas invasoras.
Os insetos-praga mais recorrentes nas culturas do arroz, milho, soja e feijão-caupi também serão vistos, assim como o controle mais adequado.
Fonte: Embrapa Amapá

