Brasil tem potencial para etanol de celulose
O Brasil é, atualmente, o país onde a produção de etanol de celulose deve se expandir mais rapidamente, disse nesta quarta-feira, 26, o executivo-chefe (CEO) da fabricante de enzimas industriais Novozymes, Peder Holk Nielsen.
Segundo o executivo, o processo industrial que transforma talos e folhas de cana de açúcar em etanol avançou o suficiente para produzir um substituto da gasolina a um preço competitivo, dependendo do custo da biomassa usada na produção. O CEO da Novozymes também afirmou que a tecnologia pode aumentar consideravelmente o volume de etanol produzido a partir de um acre de cana de açúcar. ‘Não é apenas uma adição marginal, é praticamente o dobro, se considerarmos a produção de etanol por hectare.’
O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar e o segundo maior produtor de etanol depois dos Estados Unidos. Enquanto nos EUA o biocombustível é produzido a partir do milho, no Brasil, a matéria-prima utilizada é a cana.
Uma empresa brasileira está construindo, em Alagoas, uma usina que usará a enzima da Novozymes para produzir etanol celulósico, segundo o vice-presidente da Novozymes, Sebastian Soderberg. A companhia está em contato com grandes processadores de açúcar no País para tratar da adoção da nova tecnologia. Contudo, ele ponderou que ‘ainda é cedo para dizer’ quando a Novozymes vai fechar outro negócio com uma empresa brasileira.
Fonte: Dow Jones Newswires.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!