Plantio do trigo avança em RS
Trigo – A semeadura intensificou-se neste período, beneficiado pelas boas condições climáticas, atingindo 55% da área estimada para este ano, de 1,027 milhão de há, ficando bem próximo à média dos últimos anos. Os triticultores estão utilizando boa tecnologia na condução das lavouras, acreditando em boa produtividade e lucratividade com a cultura.
Em regiões onde o plantio iniciou mais cedo, como no noroeste gaúcho, as mais adiantadas já começam a receber as primeiras adubações nitrogenadas em cobertura, visando manter um bom desenvolvimento das plantas que, por ora, também se mantêm livres de pragas e moléstias.
Embora o preço médio da saca de 60 kg tenha se mantido estável nas últimas três semanas, os preços estão aquecidos e acima daqueles praticados há um ano, uma vez que há escassez de trigo disponível no mercado interno e pela restrição da oferta do produto da Argentina, tradicional exportadora do grão.
Cana-de-açúcar – A alta umidade em alguns momentos dos últimos dias prejudicou a colheita mecanizada em Porto Xavier, região das Missões, a qual a produção é destinada para a indústria de etanol da COOPERCANA.
A colheita manual para as agroindústrias de melado e açúcar mascavo continua, e o produto final está muito bom. Produtores de cana-de-açúcar estão implantando novas áreas para renovação do canavial; assim como os produtores de melado estão satisfeitos com as boas produtividades da cana-de-açúcar e com o preço dos produtos.
Fonte: Emater/RS

