Senar: Cursos a comunidades indígenas
Senar/MS leva cursos a comunidades indígenas de Aquidauana.
Com sede de conhecimento e com vontade de aproveitar a área produtiva da aldeia para produzir alimentos com quantidade e qualidade, 60 indígenas terena de Aquidauana participam de capacitação oferecida pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Dois cursos de horticultura orgânica e de produtor de mandioca são ministrados para quatro turmas formadas por indígenas homens e mulheres, de várias idades. As aldeias onde serão ministradas as capacitações são a Cruzeiro e a Buritizinho, abrigando aproximadamente 500 famílias da etnia terena.
Durante a aula inaugural, realizada na semana passada, era perceptível o entusiasmo da comunidade. “Nós estamos felizes e com disposição para aprender. Quero agradecer, em nome da comunidade, a iniciativa do Senar/MS. Nossa aldeia é atuante e vai aproveitar todas as informações”, afirma o líder indígena da aldeia Cruzeiro, Ivanilson Machado Peixoto.
O ex-cacique da aldeia, Alberto Oliveira Dias, acredita que o curso aumentará a renda dos indígenas. “Nós abastecemos duas feiras da cidade. Eu me vejo como produtor e quero melhorar minha produção”, destacou Dias.
Para o diretor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul – Senar/MS), Clodoaldo Martins, a expectativa é a melhor possível. “O conhecimento ultrapassa fronteiras e obstáculos. É por isso que nós queremos que a comunidade indígena tenha base sólida sobre a produção, aprimore seus conhecimentos e forma de comercialização”, declara Martins.
Entre os seis instrutores que ministrarão as aulas nas nove semanas de capacitação está a educadora indígena Tainara Ferreira Terena. A inclusão de uma terena entre os instrutores é importante para fortalecimento cultural e conhecimento das principais demandas dos alunos.
A coordenadora do Pronatec, da Secretaria de Assistência Social, Leide Alcora Argerin, ressaltou que os cursos oferecidos pelo Senar/MS atendem à demanda do município e são bem recebidos pela população.
O curso de horticultura orgânica ocorre na aldeia Cruzeiro e tem duração de 160 hora/aula. O objetivo da capacitação é realizar o tratamento do solo, produzir mudas de qualidade, ensinar à população terena técnicas de comercialização e até mesmo a visão de empreendedorismo no campo. As aulas teóricas serão realizadas junto às práticas para que ao fim do curso, previsto para 15 de agosto, os alimentos sejam colhidos.
Para o instrutor do Senar/MS, Antônio Minari Júnior, o curso mostrará que é possível produzir com qualidade, sem o uso de agrotóxicos. “A horticultura orgânica nos leva a produzir como nossos antepassados, de forma mais saudável e com qualidade”, ressalta o educador.
Além do curso de horticultura, outra capacitação ministrada na cidade é o de Produtor de Mandioca, na aldeia Buritizinho. O curso também tem 160 h/aula, vai ensinar aos indígenas técnicas adequadas de preparação de solo, controle de pragas, normas sanitárias, de higiene, saúde e de preservação ambiental, entre outros temas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!