Produção de girassol em MG cresce quase 170%
Área passou de 4 para 10 mil hectares em todo o estado em apenas 1 ano. Facilidade de cultivo e preço da semente no mercado são incentivadores.
A lavoura de girassol que o agricultor Tiago de Almeida cultiva em Coromandel, no Alto Paranaíba, está vistosa. Este é o segundo ano seguido que o produtor investe na cultura, que ocupa uma área de 110 hectares.
“O girassol, como é uma planta muito resistente à falta de água, a gente começou a plantar. Gostamos do primeiro ano e voltamos a plantar. Estamos satisfeitos com o resultado porque o custo é barato e não necessita de muito investimento. Vamos plantar de novo”, diz Almeida.
Segundo o agrônomo Fabrício Andrade, que dá assistência aos agricultores da região, o cultivo do girassol tem outras vantagens, além da resistência às variações de temperatura e clima.
Além da fácil adaptação, o plantio do girassol tornou-se uma boa atração para os agricultores não só como alternativa de rotação de cultura, mas, principalmente, por conta do preço pago pelo produto.
O negócio deixou o agricultor Sidnei Nagano, também de Coromandel, contente com os resultados. Esta é a primeira vez que ele plantou o girassol e já negociou parte da produção dos 160 hectares a R$ 50 a saca de 60 quilos.
O agricultor Paulo da Silveira, que plantou 84 hectares, está tão satisfeito com o resultado que já pensa na próxima safra. “Olhando pela lavoura estou imaginando uns 30 sacos por hectare e já estou pensando em dobrar a área plantada o ano que vem”, diz.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção de girassol em Minas Gerais deve ser 166% maior em relação à safra passada.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!