Clima continua tenso em Sidrolândia, MS

Compartilhar

Mais um índio foi baleado na terça-feira. Conflito ocorreu durante a tentativa de ocupação de uma fazenda.

 

O índio Josiel Gabriel Alves, de 34 anos, foi transferido para o hospital da Santa Casa de Campo Grande. A ambulância chegou por volta das sete horas da noite.

O médico que o acompanhou disse que ele foi atingido nas costas por uma bala, que ficou alojada na coluna.

Os parentes passaram a noite na porta do hospital aguardando notícias. Josiel Gabriel Alves passou por diversos exames durante a madrugada.

Segundo a Funai, o índio foi baleado na fazenda São Sebastião, em Sidrolândia, durante confronto com funcionários da propriedade. Ela fica próxima à Fazenda Buriti, onde um índio morreu na semana passada durante uma ação de reintegração de posse.

Anuncio congado imagem

Por causa do aumento da tensão em Sidrolândia, o governador de Mato Grosso do Sul, André Pucinelli, pediu ao Governo Federal o apoio da Força Nacional de Segurança.

No fim da noite, em Brasília, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo disse que 110 homens vão atuar na região já a partir desta quarta-feira (05) e que o efetivo da Polícia Federal também vai ser reforçado.

Na quarta-feira (05) termina o prazo de 48 horas para a saída pacífica dos índios da Fazenda Buriti. Se os índios descumprirem a ordem da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul, começam a ser cobradas multas diárias de R$ 1 milhão para a União. Já para o coordenador estadual da Funai e para o líder indígena, a multa é única: de R$ 250 mil para cada, valores que ficam como crédito para o vencedor da causa no final do processo.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *