Banana: Agropecuária certifica sustentabilidade

Compartilhar

Instituto Mineiro de Agropecuária certifica lavoura sustentável de banana.

 

Incentivar a produção sustentável em Minas Gerais, agregando valor e qualidade aos produtos. Estas são ações previstas a partir do primeiro certificado emitido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para uma propriedade que produz bananas sem agrotóxicos. O certificado – voltado para produtos de origem vegetal sem agrotóxico – é inédito para produção de banana em Minas.

 

Já certificada, uma propriedade de 10 hectares, no município de Nova Porteirinha, no Norte do Estado, possui uma produção focada na sustentabilidade e no manejo agroecológico, sem a utilização de substâncias nocivas à saúde. Os insumos fertilizantes e de combate às pragas, em sua maioria, são produzidos dentro da propriedade através da utilização de adubos feitos a partir da compostagem e da “biocalda” de fermentação feita com mel de cana, esterco, entre outros.

 

Para conceder a certificação o IMA realizou auditorias de conformidade e análises de resíduos para verificar a qualidade e características das bananas, obedecendo a uma série de critérios. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) ficou responsável por prestar toda a assistência técnica.

 

Atualmente, os produtos certificados no IMA pelo programa de certificação de produtos sem agrotóxicos são o café, hortaliças e morangos, sendo que mais uma propriedade de banana e uma associação de produtores de açúcar mascavo da região de Campos das Vertentes passam por processo para receber esta certificação.

Anuncio congado imagem

Certificação

 

O IMA é a instituição estadual responsável pela certificação de origem e qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos em Minas Gerais. A certificação de produtos de origem vegetal sem agrotóxico (SAT) é oferecida pelo Instituto para o sistema isento de agrotóxicos em qualquer fase.  Possui normas, procedimentos e padrões específicos que visam atender a demanda dos consumidores exigentes além de agregar valor aos produtos. A certificação SAT é de adesão voluntária e deve ser renovada anualmente.

 

Fonte: Agência Minas


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *