Pecuaristas do PR investem na raça illawarra

Compartilhar

Raça de bovinos chegou há poucos anos no país. Originário da Austrália, gado tem se adaptado bem ao nosso clima.

 

O Paraná é um dos principais produtores de leite do país e na região dos Campos Gerais, que fica no centro-sul do estado, os pecuaristas investem e buscam novas tecnologias.

Nos pastos há vacas tradicionais, como as holandesas, e outras ainda pouco conhecidas, como uma com a pelagem avermelhada, que é a illawarra. Já são quase 200 anos de história, mas no Brasil, ela chegou há pouco mais de quatro anos vinda da Austrália.

Por enquanto, os pequenos e médios produtores estão experimentando, é só um teste para saber se a raça vai bem por aqui.

As vacas de Janine Wacherski produzem em média 26 quilos de leite por dia e ao longo da vida, a produção pode chegar a 8 mil quilos. “O leite delas é bem mais sólido, tem bem mais gordura do que o leite da vaca holandesa”, diz.

Anuncio congado imagem

Segundo os criadores, a illawarra é uma raça dócil e tem se adaptado bem ao clima brasileiro com meses mais frios e outros mais quentes. Outra vantagem é que como é um animal rústico, o custo de manejo é menor.
Atualmente, já existem gerações ‘abrasileiradas’ da raça, onde a pelagem vermelha não está presente em todo animal.

 

Fonte: Globo Rural


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *