Embrapa treina técnicos moçambicanos
Curso faz parte do projeto Pró-Savana em prol do desenvolvimento agrícola de Moçambique.
Brasília, 08 de maio de 2013 – Três técnicos de Moçambique, África, participam do Curso “Coleta, preservação e reconhecimento de insetos e ácaros em agroecossistemas” promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no período de 6 a 16 de maio, em Brasília, DF. O curso faz parte do Projeto Pró-Savana, realizado em parceria entre a Embrapa e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
A República de Moçambique, situada na costa oriental da África Austral, está entre as dez piores nações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e tem PIB equivalente ao do estado do Piauí. O projeto Pró-Savana tem como uma de suas metas aumentar a produtividade agrícola de Moçambique e envolve várias ações em cooperação com diferentes instituições de pesquisa brasileiras.
O curso, coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Norton Pólo Benito, é uma dessas ações e tem como objetivo treinar os técnicos moçambicanos na coleta, preservação e reconhecimento de insetos e ácaros. Os técnicos participantes foram selecionados pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).
O conteúdo programático conta com aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os participantes estão sendo treinados na identificação de diferentes tipos de ácaros de importância econômica para os agroecossistemas, como, por exemplo: plantícolas, associados a produtos armazenados e predadores. Em relação a insetos, o objetivo é capacitar os técnicos africanos na identificação, coleta e conservação de diferentes espécies de relevância para a agricultura, envolvendo aquelas que atuam como pragas para culturas agrícolas e outras que podem ser utilizadas no controle biológico.
As aulas práticas estão sendo realizadas nos laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e visam treiná-los em técnicas de: coleta e extração de insetos e ácaros em culturas agrícolas do cerrado; reconhecimento de famílias e visualização de caracteres taxonômicos, entre outras.
Participam também como instrutores os pesquisadores e analistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Marcelo Lopes da Silva, Denise Navia Magalhães Ferreira, Renata Santos de Mendonça, Francisco Ferragut e Helouise Montandon de Carvalho Rocha.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











