Categories: Notícia

Agrotins abordará uso de tecnologia de precisão

Com o objetivo de mostrar que o uso de tecnologias de precisão no cultivo das lavouras é ferramenta essencial para a qualidade e produtividade, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária – de 2013 abordará o tema “Novas Tecnologias de Agricultura de Precisão”. A palestra será ministrada na sexta-feira, dia 10, a partir das 15h, no Auditório Sustentabilidade, localizado no Pavilhão Institucional. A Feira, com o tema “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, começa nesta terça, dia 07 e segue até sábado, dia 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO -050.

 

A agricultura de precisão é uma forma de gerenciamento agrícola que parte de informações precisas e decisões exatas. É uma maneira de gerir um campo produtivo metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem propriedades diferentes. O principal conceito é aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, com as quantidades necessárias à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos o permitam.

 

De acordo com o palestrante e engenheiro agrônomo Leonardo de Moura Borges, na palestra a ser ministrada durante a Agrotins será explicada a importância do uso desta tecnologia. “Mostraremos principalmente como o uso de calcário, gesso e fertilizante na medida certa, no tempo certo, além de procedimentos de combates a doenças, pode aumentar e melhorar a produtividade”, disse.

 

Moura lembra ainda que para obter um perfil correto do solo para o plantio é preciso um levantamento geral, onde são definidas e aplicadas as tecnologias e procedimentos. Toda a técnica visa otimizar os sistemas agrícolas, com enfoque no manejo das diferenças produtivas e dos fatores envolvidos na produção.  “A intenção é possibilitar um ganho de custo/benefício gerando uma economia para o produtor”, argumentou.

 

Fonte: Agrotins

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

O que está por trás da queda dos grãos na bolsa de Chicago?

A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…

5 horas ago

Minifrutas ganha espaço e abre nova oportunidade para produtores

O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…

6 horas ago

Safra de Trigo do RS Deve Cair 36% e Acende Alerta no Setor

A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…

6 horas ago

Safra Recorde Expõe Gargalos da Logística e Armazenagem

A logística e armazenagem de grãos enfrentam novos desafios com a safra recorde de 2026.…

6 horas ago

Preço da Soja: Veja Onde a Saca Vale Mais no País

Confira o preço da soja hoje nas principais regiões produtoras do Brasil e veja onde…

9 horas ago

Preço do Milho Hoje: Paraná lidera com saca acima de R$ 64

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja onde a saca…

9 horas ago

This website uses cookies.