RS deverá liderar cultivo de trigo no país
O Brasil destaca-se por ser um dos maiores importadores de trigo do mundo, sendo superado apenas pelo Egito. Esta alta dependência externa para o abastecimento deve-se, entre outros fatores, à forte concorrência da produção nos parceiros do Mercosul, que conseguem produzir a um custo inferior e ingressar no mercado nacional com as vantagens concedidas no Bloco de livre comércio. Prova disso é que depois da desregulamentação da Cadeia Tritícola (1990) as aquisições no Mercosul, com destaque para as da Argentina, correspondem a mais de 95% do total adquirido pelos moinhos brasileiros. Outro fator que pesa contra a triticultura nacional é a concentração da produção no Sul do país, longe dos grandes centros produtores.
De acordo com o analista de mercado da Safras & Mercado, Elcio Bento, outra movimentação interessante que vem se verificando é a retomada da liderança gaúcha como maior produtor nacional de trigo. A produção do cereal no Sul do país foi introduzida pelos Açorianos no Rio Grande do Sul em 1752. Desta introdução, até o início da década de 1970 os gaúchos foram os maiores produtores nacionais. “A partir de então, a produção da soja no Paraná trouxe consigo o trigo, que encontrou um clima mais favorável e uma maior proximidade do principal centro consumidor, o Sudeste brasileiro, para se consolidar como maior produtor nacional”, comenta.
Porém, segundo o analista, recentemente os produtores paranaenses que estão em regiões que permitem o plantio do milho safrinha têm abandonado a triticultura. Essa migração para a outra cultura não é possível no Rio Grande do Sul devido a questões relacionadas ao clima. Com isso, na safra passada (2012/13) e na atual (2013/14), cujo plantio está iniciando no Paraná e é iminente no Rio Grande do Sul, os gaúchos retomaram a liderança em área plantada. Diante da nova conjuntura de agricultura internacional, em que o milho tem grande utilização na bioenergia, a tendência é que o Rio Grande do Sul volte a consolidar sua histórica posição de maior produtor de trigo no Brasil.
De acordo com dados de Safras & Mercado, devido à forte elevação das cotações verificada no atual ano comercial, o trigo terá incremento na área cultivada em 6%, passando de 1,9 milhões de hectares para 2,01 milhões de hectares no país.
No Rio Grande do Sul, espera-se um aumento de 2% – passando de 980 mil hectares para 1 milhão de hectares. Conforme o analista Elcio Bento, nos últimos dois anos o RS passou o Paraná em área plantada, porque o outro estado destina parte da área para o cultivo do milho safrinha. Entretanto, como nesse ano o trigo teve uma rentabilidade maior, no Paraná deverá ampliar o cultivo com trigo num percentual maior, chegando a 10%, de 775 mil para 870 mil ha.
Mercado
O ano comercial 2012/13 foi considerado um dos melhores em termos de preços. E esse é um fator que está fazendo com que os produtores aumentem o cultivo do cereal na safra 2013. Outro fator que deve ser considerado é que o governo elevou o preço mínimo em 5,8%, o que se tornou um atrativo. “Dessa forma os agricultores tem em mente que o menor preço que podem vir a receber pelo governo é o mínimo, o que já está favorável”, comenta o analista.
Bento explica que o ano comercial se dá de agosto de 2012 a julho de 2013. Nesse período, os preços estiveram elevados, mas uma série de fatores contribuiu para essa condição. A quebra da safra gaúcha é um dos motivos, mas que menos influenciou no cenário. Teve a quebrada safra nos países da ex União Soviética, foi um dos principais motivos, somado a redução da safra a Argentina e a elevação do dólar em relação ao real. A quebra mundial no ano passado foi de 6% assando de 697 milhões de toneladas a 655 milhões de t. Além disso, a demanda continua crescente. Essa combinação de fatores resultou em um dos preços mais altos da historia do trigo.
A tendência para este ano, na opinião do analista, é dos preços continuarem elevados, entretanto, não na mesma proporção que estavam. “Este será um ano em que a produção mundial deve recuperar (a menos que ocorram eventuais quebras de safras). Com isso, será uma temporada de recuperação do rombo verificado nos estoques globais. No Mercosul, espera-se uma maior oferta argentina. Estes dois fatores, se confirmados, não deixam espaço para preço nos mesmos patamares verificados no ciclo anterior”, conclui Bento.
Fonte: Diário da Manhã – Passo Fundo
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











