Categories: Notícia

MS: Período de vacinação contra febre aftosa

Inicia no Estado período de vacinação contra febre aftosa

 

Publicidade

Começou no dia 1º de maio a campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando) deverá ser vacinado. Como em anos anteriores, o Estado tem calendário diferenciado e o produtor precisa ficar atento aos prazos.

 

Na região do planalto, os produtores terão até o dia 31 de maio para vacinar. Já na região de fronteira (antiga ZAV) e pantanal (somente os produtores optantes da etapa maio) o prazo segue até 15 de junho. É proibida a vacinação de ovinos, caprinos e suídeos contra febre aftosa.

 

 

Segundo informações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), na região de fronteira, para as propriedades localizadas em assentamentos, aldeias, indígenas e periferias das cidades, a agência fornecerá a vacina e realizará a vacinação com agulha oficial. Nas demais propriedades, os produtores deverão se dirigir às Unidades Veterinárias Locais da entidade para liberação da compra da vacina.

 

De acordo com o médico veterinário da Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Sistema Famasul), Horácio Tinoco, o produtor deve registrar a vacinação no site da Iagro (http://www2.iagro.ms.gov.br/), até 15 dias após o término da Campanha. “Se ele perder este prazo, correrá o risco de pagar multas”, alerta Tinoco.  É importante ressaltar que para fazer o registro de vacina, o produtor deve possuir login e senha de acesso.

 

A infração relativa à falta da vacinação obrigatória resulta em multa de 70 Unidades Fiscais Estaduais de Referência de MS (Uferms) básicas, mais três Uferms por unidade de bovino ou bubalino. Já a infração relativa à falta de comprovação de vacinação obrigatório resulta em multa de 0,3 Uferms por unidade de bovino ou bubalino. De acordo com a Secretaria de Fazenda do MS, cada Uferms equivale a R$ 17,71 (dado de maio e junho de 2013).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

A coruja gira o pescoço em até 270 graus porque seus olhos são praticamente imóveis dentro da órbita

Estrutura ocular da coruja obriga a ave a transformar o pescoço em uma extensão da…

44 minutos ago

Urso polar pode ficar quase invisível em imagens térmicas e o motivo envolve uma adaptação extrema que reduz drasticamente a perda de calor

Pelagem do urso polar bloqueia calor na superfície e reduz contraste térmico mesmo diante de…

1 hora ago

Milho: O que explica a variação de preços neste 07/05?

Confira a tabela atualizada do preço do milho nas principais regiões produtoras do Brasil neste…

2 horas ago

Preço da Soja: Veja os valores em 33 cidades hoje (07/05)

Confira a atualização completa do preço da soja para 07/05/2026. Veja as cotações da saca…

2 horas ago

Preço da Novilha Gorda: Onde a arroba está mais cara hoje?

Acompanhe a atualização do preço da novilha gorda nas principais praças do Brasil. Veja onde…

3 horas ago

Preço da arroba da vaca gorda: Quedas marcam este 07/05

Confira a tabela completa do preço da arroba da vaca gorda em 07/05/2026. Analisamos as…

3 horas ago

This website uses cookies.