Abiove quer desoneração da soja

Compartilhar

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), informou que o setor ainda conversa com a União para implementar uma medida de desoneração para o complexo soja. Ao deixar o prédio do Ministério da Fazenda, nesta terça-feira (23), disse a jornalistas: “as contas ainda não fecham”.

Ele explicou ser difícil definir o uso do crédito presumido ao longo da cadeia, a partir da desoneração do PIS/Cofins. Ele afirmou que o setor tem atualmente um crédito a receber da ordem de R$ 4,5 bilhões e que o tema vem sendo discutido há anos com o governo em função das dificuldades dos exportadores para utilizar esse crédito. “Na próxima semana devemos definir o assunto”.

Ele comentou ainda a informação dada pelo senador Blairo Maggi (PR-MT) sobre novos cancelamentos de compras de soja por parte da China. Segundo o executivo da Abiove, a situação é grave e a desistência da aquisição pode envolver o mesmo volume da trading Sunrise que, no final de março, anunciou o cancelamento da compra de até 2 milhões de toneladas.

Lovatelli disse que os atrasos no carregamento dos navios em portos brasileiros têm sido maiores este ano. De acordo com ele, os atrasos são de 30 a 40 dias ao custo de US$ 25 mil por navio a cada dia. ‘Muitas vezes a multa pelo atraso corresponde à margem de lucro obtida na exportação’, afirmou.

Lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária estão reunidas nesta tarde com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir medidas de apoio, como a renegociação de dívidas de produtores da Região Sul que tiveram prejuízos com a seca no ano passado e a implantação de seguro para redução de riscos climáticos na atividade.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Abiove


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *