Feijão: colheita da segunda safra
Feijão: colheita da segunda safra atinge 6% no Paraná
De acordo com novo boletim de acompanhamento de safras do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, divulgado nesta terça-feira (09), a colheita da segunda safra de feijão 2012/13 alcançou 6% da produção estimada para o estado. Os dados foram contabilizados até a última segunda-feira (08). A expectativa é que no Paraná sejam colhidas 435.150 toneladas de feijão na segunda safra, segundo projeção do departamento.
O volume representa um crescimento de 26% em comparação com a temporada anterior, na qual, foram colhidas 344.979 toneladas do grão. Do mesmo modo, a área semeada no estado também apresentou um aumento de 5%, ocupando 236.726 hectares, ante os 224.768 hectares da safra 2011/12. No estado, cerca de 76% das plantações estão em boas condições, 22% apresentam desenvolvimento médio e 2% estão em condições ruins. Em torno de 5% da produção do Paraná foi comercializada antecipadamente.
Ainda nesta terça-feira, os técnicos da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) divulgaram que a produção brasileira de feijão, contabilizando as três safras do ano, deve ser ainda menor nos próximos levantamentos em função das intempéries climáticas nas várias regiões produtoras do país. A companhia destacou que existem incertezas para a terceira safra, principalmente, na região Nordeste da Bahia. Segundo a Conab, a produção total de feijão deve totalizar 2,987 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% em relação ao registrado na temporada anterior de 2,919 milhões de toneladas. Já para a safra 2013/14, a companhia projeta que as três produções deverão somar 2,987 milhões de toneladas, que somadas aos estoques de passagem e às importações estimadas em 350 mil toneladas, ocasionarão um suprimento de 3,66 milhões de toneladas.
Fonte:Notícias Agrícolas
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











