Grãos se descam na balança comercial de março
Além do impacto menor do que o esperado das importações de petróleo, a balança comercial foi beneficiada no mês passado pelas exportações de grãos, segundo a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres. ‘As exportações de grãos contribuíram para o resultado de março’, disse a secretária ao comentar o superávit comercial de US$ 164 milhões registrado no mês passado.
A expectativa para a balança comercial de 2013, segundo ela, segue inalterada desde o início do ano. Apesar de não apresentar um valor para o saldo nem para as exportações, como vinha sendo feito nos últimos anos, a secretária reafirmou a perspectiva de volumes de vendas externas próximos aos recordes verificados nos últimos dois anos.
Tatiana disse que o resultado do primeiro trimestre da balança comercial, apesar de deficitário, ficou dentro das expectativas do MDIC e que gostaria de ver ‘o quanto antes’ o impacto das importações de petróleo feitas pela Petrobras no ano passado nas contas da balança. A secretária salientou que, ao mesmo tempo que houve um aumento das compras de derivados de petróleo pelo Brasil houve diminuição das exportações de petróleo. ‘É relevante o impacto de petróleo e combustíveis nas duas pontas. Esse aspecto ajuda a explicar o desempenho do comércio exterior brasileiro em 2013’, disse.
Fonte: Valor Economico
