Canadá libera importação de aves brasileiras
O Ministério da Agricultura informou nesta quinta-feira que recebeu do governo canadense um comunicado sobre a retomada das importações de carne de aves de dois estabelecimentos brasileiros, um localizado em São Paulo e outro em Minas Gerais. Segundo o governo, as exportações destas plantas para o Canadá estavam suspensas desde agosto de 2011 por causa da detecção de resíduos de quinolonas (antibiótico) nas carnes de aves.
A diretora interina do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Judi Nóbrega, informou que o Brasil possui programas que controlam a presença de resíduos em carnes, inclusive de quinolonas. Entretanto, diz ela, o Canadá exige ausência completa de resíduo dessa substância na carne de aves, o que difere das exigências brasileiras e da maioria dos outros mercados importadores.
‘A reinclusão dos dois estabelecimentos nas exportações representa um gesto de confiança do Serviço Veterinário Canadense no sistema de Inspeção brasileiro de carne de aves’, explica. O Brasil possui 45 estabelecimentos de aves habilitados a exportar para o Canadá e no ano passado exportou US$ 48 milhões do produto para aquele país.
Fonte: Mapa
