Prorrogadas inscrições para curso de cogumelos

Compartilhar

Inscrições podem ser feitas pelo endereço http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013/curso_cogumelos.html até o dia 08 de março de 2013. Estão sendo oferecidas 40 vagas.

 

Brasília, 04 de março de 2013 – Foram prorrogadas para o dia 8 de março de 2013 as inscrições para o 44º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no período de 19 a 23 de março de 2013. O objetivo é capacitar os participantes em tecnologias chinesas e coreanas de cultivo de cogumelos. Essas técnicas utilizam substratos capazes de baratear o cultivo de cogumelos e, portanto, podem ser uma opção viável de competitividade e sustentabilidade para pequenos agricultores. O público-alvo são produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação. O investimento é de R$ 600, incluídos neste valor todo o material para as aulas teóricas e práticas do curso, visita à Casa de Vegetação da Embrapa e a um produtor de cogumelos.

Os cogumelos são alimentos muito nutritivos – com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne – e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura. Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, trouxe a técnica Juncao da China e adaptou-a para o Brasil. De lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos no País é ainda inexpressiva quando comparada com outros países.  O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 160g/ano, contra 2 kg/ano na França, por exemplo. 

Trata-se também de um alimento com comprovadas propriedades farmacológicas. Seus princípios ativos têm potencial terapêutico: intensificam a atividade de defesa do organismo, a reorganização imunológica e o tratamento de diversas enfermidades.

           O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com cerca de 400 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal. A pesquisadora Arailde Urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil.  “Os cogumelos nutricionais e medicinais são importantes para a saúde humana, porém ainda pouco conhecidos pela população brasileira. O curso vai ensinar as técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais, incentivando também o seu consumo”, afirma.

Anuncio congado imagem

 

No sábado, dia 23 de março à tarde, as palestras serão abertas ao público.

 

O limite de vagas para o Curso é de 40 participantes, mas no dia 23 de março (sábado), três palestras na parte da tarde serão abertas ao público. A primeira, de 14h às 15h30, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: “Cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana”.

A segunda, das 16h às 17h, intitulada “Cogumelos medicinais: do alimento ao medicamento, uma história milenar” será proferida pelo médico Dr. Marcelo de Souza Gennari e a terceira e última, “Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum” será apresentada pelo médico oncologista de São Paulo, Dr.Jorge Laerte Gennari, das 17h às 18h30.  “Essa é uma oportunidade importante para que os profissionais da área de saúde do DF e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a saúde humana”, ressalta Arailde.

 

 

Veja abaixo o conteúdo programático do curso:

        Aulas teóricas: Processamento de matéria prima utilizada como substrato, para produção de “sementes”; Semeadura de substrato; Cultivo de diversos cogumelos: Agaricus blazei, Lentinula edodes, Pleurotus spp., Ganoderma lucidum; Controle e doença de pragas; Aspectos econômicos da fungicultura: processamento e mercado; Saúde e doença; Modelos de negócios para Transferência de tecnologia.

 

Aulas práticas: Preparo e inoculação de meios de cultivo; Formulação e preparo de “sementes”; Inoculação do fungo em grãos de cereais para produção de “sementes”; Formulação e preparo de substratos com gramíneas; e Inoculação de “sementes” em substrato de cultivo, para produção de cogumelos; 

 

O curso será realizado no auditório “Assis Roberto De Bem” da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da Avenida W5 Norte), no período de 19 a 23 de março de 2013. 

 

O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no site:

http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2013/curso_cogumelos.html

 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!