Salmão transgênico fica perto de aprovação nos EUA
FDA concluiu que o animal “não produz impacto significativo” no ambiente. A decisão sobre o salmão abre caminho para a aprovação do primeiro animal transgênico para consumo humano nos Estados Unidos.
A agência Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, anunciou em dezembro que o salmão geneticamente modificado produzido pela empresa AquaBounty “não produz impacto significativo” no ambiente. A decisão abre caminho para a aprovação do primeiro animal transgênico para consumo humano nos Estados Unidos.
Segundo o órgão regulador, o salmão é “tão seguro como alimento quanto o salmão do Atlântico convencional”. Desde o final de dezembro a avaliação de impacto ambiental está aberta, por 60 dias, para comentários do público. A possível aprovação do peixe transgênico, no entanto, ainda poderá levar meses. Em setembro de 2010, a FDA já havia anunciado que esse salmão era seguro para o consumo humano. Um comitê de especialistas externo incumbido de analisar os estudos concordou com as conclusões apresentadas pela agência.
Desenvolvido pela empresa de biotecnologia AquaBounty Technologies, de Waltham (Estado de Massachusetts), o salmão do Atlântico transgênico (Salmo salar) recebeu o nome comercial de AquAdvantage Atlantic. O salmão da AcquaBounty fica pronto para o abate duas vezes mais depressa que o salmão do Atlântico e foi desenvolvido para ser criado em cativeiro.
Segundo a empresa, a diferença é a inserção, no genoma da variedade convencional, de uma cadeia de DNA formada por sequências de nucleotídeos (ATCG) que regulam a produção de uma proteína anticongelamento pelo peixe, vindas do peixe-carneiro-americano (Macrozoarces americanus), e sequências do gene do hormônio de crescimento do salmão-rei (Oncorhynchus tshawytscha); com isso, a produção do hormônio de crescimento não diminui no inverno. Apesar de atingir a maturidade mais cedo, o AquAdvantage Atlantic para de crescer ao atingir o tamanho adulto do salmão do Atlântico encontrado na natureza.
Fonte: Globo Rural On-line – Com informações da Unicamp – (Foto: Shutterstock)
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











