Chuvas devem retornar ao nordeste

Compartilhar

Meteorologistas apontam o retorno das chuvas às áreas produtoras de soja, milho e algodão do Nordeste. Falta de chuva é mais crítica para as lavouras de soja da Bahia e no Piauí

 

O mês de fevereiro foi marcado pelas poucas chuvas no Nordeste, o que já afeta a lavoura de soja, que se encontra na fase crítica de florescimento e enchimento de grão, segundo a Somar Meteorologia. A falta de chuva é mais crítica para as lavouras de soja da Bahia e no Piauí, onde praticamente não chove desde o início do mês.

 

No município de Barreiras (BA), o acumulado de chuva deste mês é de apenas 46 mm, cerca de 70% a menos do que a média do período, que é de 146 mm. Essa situação é o oposto ao observado no mês passado, pois na mesma cidade baiana o acumulado de chuva em janeiro foi de 313 mm, enquanto o normal seriam 177mm. Segundo os meteorologistas, choveu 75% a mais nessa região nos primeiros 30 dias do ano.

 

O grande responsável pela seca de fevereiro foi o Vórtice do Nordeste de Altos Níveis, um sistema meteorológico em que as nuvens giram em sentido horário e, em seu centro, as áreas de instabilidade não se formam.

 

As áreas do Nordeste que foram menos beneficiadas pelas chuvas são o sertão e o agreste. Como essas regiões ainda atravessam um período seco, as condições de água disponível no solo continuam com padrões críticos, mesmo tendo registrado alguns episódios de chuvas isolados no interior do Ceará e da Paraíba. A umidade do solo ainda é de 0% no leste do Piauí, sul do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e norte da Bahia.

Anuncio congado imagem

 

Para esta semana, segue a condição de tempo seco e quente, com predomínio de sol.

– Porém a chegada de uma nova frente fria ao Sudeste do Brasil e associada com a umidade da Amazônia favorece, pelo menos, a ocorrência de chuvas isoladas sobre as áreas produtoras de soja, milho e algodão do oeste da Bahia, sul do Maranhão e do sul do Piauí, com volumes entre 15 mm e 50 mm até sábado – explica o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.

 

As chuvas devem permanecer pelo menos até a primeira semana de março, quando a precipitação diminui e fica mais restrita à metade norte do Nordeste, onde os acumulados podem chegar aos 30 mm. Já na segunda semana de março, as precipitações devem ficar mais generalizadas em toda a região, mas ainda sem grandes volumes, que não passam dos 30 mm.

 

Fonte: SOMAR METEOROLOGIA – Foto: Francisco Leal / Divulgação


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!