Vídeo: Samba rural vence o carnaval carioca
Unidos de Vila Isabel é a grande vencedora do Carnaval 2013 com homenagem ao agricultor; Beija Flor leva o segundo lugar com tema sobre o cavalo Mangalarga Marchador.
Última a pisar na Sapucaí, a agremiação desfilou às 4h34, a Vila Isabel ganhou o primeiro lugar no Carnaval deste ano. Com o título de campeã, a escola festejou na tarde desta quarta-feira (13/2), o enredo vencedor que homenageou o agricultor brasileiro. “O samba-enredo deste ano foi o grande trunfo que levou a escola a ser a campeã”, comemorou Wilson Alves, presidente da Vila Isabel.
Retratando a cultura do campo, a Vila Isabel empolgou os centenas de foliões que dançaram o tema “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”. A bateria fantasiada de espantalhos, a ala das baianas que estavam vestidas de joaninhas e até galos, gafanhotos representando as pragas agrícolas desfilaram na avenida.
O cantor Martinho da Vila, um dos autores do samba, comemorou seu aniversário de 75 anos na avenida, sobre o carro “Os cumadres chegaram”, que simbolizava o lado hospitaleiro do povo do interior. O desfile emocionante contou ainda com a apresentação da terra do produtor, no carro abre-alas “O planeta Terra e o Sol”. Em outro carro, o tatu representava as agruras que o agricultor enfrenta, como as inundações e a seca. Flores, frutas e legumes, mostraram a renovação da vida e a diversidade do campo.
Segundo Maurício Russomano, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf, a escola está de parabéns pelo trabalho realizado este ano. “Acompanhei , muitas vezes pessoalmente, cada fase do projeto. Tivemos todo o cuidado em auxiliar a escola na busca por informações sobre a realidade do agricultor e, também, facilitando o contato entre eles e os pesquisadores da Vila. Sabemos que as ações de valorização do agricultor não podem e não vão parar por aqui, porém estamos extremamente satisfeitos com o resultado”, disse.
O executivo disse, ainda, que percebeu a identificação dos produtores com o tema. “Os produtores rurais se sentiram reconhecidos, o que era uma de nossas principais preocupações. Pelo menos o público na Marquês de Sapucaí e as pessoas que acompanharam o desfile pela televisão puderam comprovar a importância do setor agrícola e dos próprios agricultores. Isso já valeu todo o nosso esforço”, afirmou.
Beija-Flor e Mangalarga Marchador
Com o samba-enredo em homenagem ao cavalo de raça brasileiro, Mangalarga Marchador, a Beija-Flor levou o título de vice-campeã do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. O enredo Amigo Fiel – Do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador, foi assinado pelos carnavalescos Fran Sérgio, Ubiratan Silva Vitor Santos, André Cezari e Bianca Behrends. A escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, sofreu com problemas ao final do desfile com a condução da última alegoria, mas agradou os jurados, principalmente, nos quesitos harmonia e metre-sala e porta-bandeira.
Fonte: Globo Rural On-line

