Preço da melancia sobe cerca de 20% em São Paulo
De acordo com produtores, a alta no preço está relacionada com a diminuição da área plantada no Estado
Produtores de melancia de São Paulo, responsável por 11% da produção nacional, estão comemorando a boa safra 2012/2013. O preço está 20% maior em comparação à temporada passada.
Na fazenda São Francisco, em Guareí, no interior paulista, o produtor Adolfo Chaves está orgulhoso da safra. A produtividade foi de 25 toneladas em cada um dos três hectares plantados.
O produtor já colheu 40 toneladas de melancia graúda. A safra vai fechar com um total de 60 toneladas. Os 30% restantes serão colhidos até o próximo sábado, dia 5. Em dez dias de colheita, a fruta está menor, em torno de sete quilos.
A aposta para esta safra foi no cultivo da melancia do tipo talismã. O tamanho normal está em torno de 10 quilos. Além de maior, a variedade da fruta tem mais vigor e matura mais rápido.
De acordo com o produtor, a alta no preço está relacionada com a diminuição da área plantada em São Paulo. Devido à falta de mão de obra, muitos agricultores também estão deixando de investir.
No varejo, o preço da fruta subiu. Com a qualidade do produto, os comerciantes aproveitam para aumentar a margem de lucro. Em algumas bancas do Mercado Municipal de São Paulo, por exemplo, a melancia graúda é vendida a R$ 40,00, e a menor está saindo por R$ 10,00.
Fonte: Canal Rural

