Categories: Notícia

Safra 2013 de café não deve superar a anterior

Estiagem após a florada e baixa do ciclo bienal das lavouras são os motivos.

 

Publicidade

O Conselho Nacional do Café (CNC) informou, nesta sexta-feira (14/12), por meio do seu balanço semanal, que a safra brasileira de café em 2013 não irá superar a colheita da temporada deste ano, devido à estiagem ocorrida após as floradas em muitas regiões produtoras e o fato de que o ciclo seguinte será o de baixa na característica bienal das lavouras de arábica no Brasil. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume da safra de 2012 foi de aproximadamente 50,5 milhões de sacas, 16,1% a mais do que a do ano anterior. O órgão deve divulgar a sua primeira previsão da safra 2013 no próximo dia 20 de dezembro.

 

Enquanto isso, o CNC orienta os produtores a permanecem fora do mercado físico e esperar uma definição mais clara e correta dos números da safra futura e da disponibilidade real de café para o ano safra que virá. Segundo o boletim, a expectativa é que, na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional, saiam novas medidas para evitar vendas em níveis que não remuneram os produtores, e a preços notadamente distorcidos por interesses de especuladores.

 

Fonte: Globo Rural On-line

Equipe Agron

Recent Posts

Por que a ora-pro-nóbis ganhou o apelido de “carne verde”? 5 benefícios que explicam o valor nutricional da PANC pouco explorada

Descubra por que a ora-pro-nóbis é chamada de carne verde e conheça 5 benefícios que…

2 horas ago

Onde vender? Preço da soja saca de 60 kg surpreende regiões

Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…

2 horas ago

Preço do milho hoje: Confira os valores em 8 estados e 34 cidades

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…

2 horas ago

Preço do Boi China: Arroba chega a R$ 355 e aquece mercado

O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…

3 horas ago

Preço da vaca gorda: O que explica o preço dos estados?

O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

4 horas ago

Novilha Gorda atinge R$ 341: Veja os estados com maior alta

O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

4 horas ago

This website uses cookies.