Preço da borracha sobe 8,2% em dezembro
A expectativa de elevação de preço da borracha no final do ano se confirmou. Segundo a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor), o preço da borracha do tipo Granulado Escuro Brasileiro tipo 10 (GEB-10) será de R$ 6,62 por quilo no bimestre dezembro-janeiro. O valor é 8,2% maior que o do bimestre anterior.
O aumento no preço é reflexo das chuvas ocorridas no segundo semestre, que atrasaram o início da safra 2012/2013. Com isso, a oferta de matéria-prima se encontra limitada, o que interfere no valor do produto. “Chega a ser um paradoxo uma associação de produtores reclamar de preços altos. Porém, a Apabor tem em sua existência a responsabilidade de pensar no crescimento sustentável do setor heveícola”, diz Wanderley José Cassiano Sant’Anna, presidente da associação.
A heveicultura tem avançado nos últimos anos em São Paulo, impulsionada pela elevação dos preços no campo e pelas projeções de demanda nas próximas décadas. A área plantada praticamente dobrou, alcançando cerca de 80 mil hectares. Com isso, a produção estadual deve mais do que duplicar nos próximos cinco anos. “Boa parte de tudo o que vemos hoje no campo é resultado do trabalho do agricultor paulista, apoiado pela Apabor, pela Secretaria da Agricultura e pelo departamento técnico das usinas de beneficiamento”, afirma Sant’Anna.
Fonte: Globo Rural On-line
