Mapa instala Câmara do Cooperativismo Agropecuário
Grupo é um das 35 câmaras setoriais criadas pelo Mapa para fortalecer diferentes segmentos da produção rural. Com o grupo, representantes das cooperativas poderão negociar conflitos, dialogar com o setor privado e estruturar os diferentes elos das cadeias produtivas.
Nesta quarta-feira (28/11/2012), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) formalizará a fundação da Câmara do Cooperativismo Agropecuário, a fim de fortalecer o segmento no país. O grupo será instalado a partir de uma portaria assinada por Caio Rocha, secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do Mapa. A Câmara discutirá desde a infraestrutura até o abastecimento e a logística do setor.
A medida atende a uma demanda do setor e auxiliará na proposição, no apoio e no acompanhamento de ações para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. “A câmara atenderá aos anseios de diversos segmentos e lideranças do cooperativismo agropecuário e será um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo governo”, afirma Caio Rocha.
O fórum será presidido por Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e secretariado pelo diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), Kleber Santos.
Além do grupo ligado às cooperativas, o Mapa já formalizou outras 34 câmaras setoriais e temáticas. Reunidos nesses grupos, produtores e dirigentes de organizações têm mais facilidade para negociar a solução de conflitos, dialogar com o setor privado e estruturar os diferentes elos das cadeias produtivas e comerciais.
Fonte: Globo Rural On-line

