Metade da produção mundial de cacau deve ser processada nos países produtores em até cinco anos para atender à crescente demanda por chocolate da China, da Rússia e de países do Leste Europeu. A afirmação foi feita na última segunda-feira (19/11) pela gerente de certificações da processadora francesa de cacau Cemoi, Korotoum Doumbia. Ela participa de uma conferência sobre o tema em Abidjã, na Costa do Marfim.
A Cemoi pretende expandir sua capacidade de processamento na Costa do Marfim em 2013, de atuais 70 mil toneladas, para 110 mil toneladas. A ampliação terá início no próximo mês. Até 2017, o objetivo é elevar esse número para 150 mil toneladas. Esse eventual crescimento atenuaria o déficit de 107 mil toneladas de cacau na safra 2012/2013 previsto pela corretora Marex Spectron na semana passada.
Demanda crescente
Segundo Sona Ebai, chefe do do grupo Cacau Africano da Fundação Mundial do Cacau (WCF, na sigla em inglês), a demanda mundial por cacau a uma taxa de 3% ao ano. “Se continuarmos com essa taxa e levarmos em conta o crescimento econômico da China e da Índia e o número de pessoas entrando na classe média e com renda disponível para consumir, esse aumento pode chegar a 5%”, afirma Ebai.
Com o crescimento, Ebai reforça a necessidade da mudança nos processos de produção do cacau. “Não poderemos continuar produzindo cacau do jeito que fazemos hoje. A produção não é sustentável”, disse.
A Costa do Marfim, que recebe a conferência sobre o cacau, é o maior produtor de cacau do mundo, com 1,4 milhão de toneladas na safra 2011/2012.
Fonte: Globo Rural On-line
O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…
Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…
O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…
O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…
Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…
O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…
This website uses cookies.