JBS espera nova norma para regulamentar abate

Compartilhar

JBS espera nova norma para regulamentar abate até abril de 2013. Segundo executivo do frigorífico, o ponto mais polêmico da legislação é a determinação de pausas obrigatórias para os trabalhadores

 

Para Alexandre Perlatto, o texto final deve ser aprovado após reunião de representantes do governo, em março
Uma nova Norma Reguladora (NR) sobre abate e processamento de carnes e derivados deve entrar em vigor em março ou abril de 2013, de acordo com o gerente jurídico, executivo e advogado trabalhista do Grupo JBS, Alexandre Perlatto. Neste mês, um Grupo Técnico Tripartite, composto por representantes do governo, indústria e trabalhadores, vai discutir detalhes sobre o texto da NR. “Depois, em março, será realizada a primeira reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) do governo. Acredito que aí eles decidirão pela publicação”, afirmou o executivo após participar do Congresso Nacional da Indústria da Carne, promovido pelo Informa Group.

 

Segundo Perlatto, o ponto mais polêmico da nova NR – com 35 itens, englobando 15 temas – é o que determina pausas obrigatórias dos trabalhadores para evitar lesões por esforço repetitivo (LER) ou outros males. A nova NR quer definir um tempo total de 60 minutos, variando entre três e seis paradas. “A indústria de bovinos e suínos já faz pausas de 30 minutos. Com a nova medida, teremos um aumento de custo de 50%”, disse o executivo da JBS. Ele acredita que algumas regras terão prazo para ajuste, mas a maioria deverá ser aplicada imediatamente após a publicação. “No geral, acho que a nova NR é positiva, porque teremos clareza do que devemos seguir”, declarou o executivo.

 

Pecuaristas
Quase seis meses à frente da diretoria de relacionamento com os pecuaristas do Grupo JBS, Eduardo Pedroso disse que as conversas com os fornecedores de matéria-prima estão melhorando. A empresa, juntamente com representantes de outras companhias e entidades do setor, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), está trabalhando em uma agenda positiva para a cadeia.

 

Segundo Pedroso, dentre as questões debatidas estão a confiança no peso no animal, a padronização na classificação e tipificação da carcaça, os esforços de marketing para propagar a qualidade da carne brasileira, a criação do Conselho de Preços do Boi (Consebov), entre outros. “Muito se fala também na criação da Agência Reguladora de Preços, mas é necessário primeiro nivelar as informações e conhecimentos entre os elos da cadeia para depois passarmos para essa etapa. O processo para melhorar a relação indústria-pecuaristas não está tão rápido, mas estamos evoluindo juntos”, disse. “Nessa história não tem que ter um ‘mocinho’ ou ‘bandido’. Tem que ter o comércio”, ressaltou.

Anuncio congado imagem


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!