Ibama autoriza operação da Usina Hidr. de Jirau

Compartilhar

Ibama autoriza operação da Usina Hidrelétrica de Jirau

 

O Ibama expediu a licença de operação para a Usina Hidrelétrica de Jirau, que fica no Rio Madeira, em Rondônia. A usina terá capacidade instalada de 3.300 MW.

 

A licença de operação estabelece 32 condicionantes específicas e prevê que os programas ambientais da etapa de construção sejam mantidos, assim como os programas da fase de operação.

 

“O reservatório, com 518 quilômetros quadrados e cota máxima de operação em 90m, será formado em três etapas de enchimento, com conclusão prevista para janeiro de 2014, de forma a preservar a qualidade da água e melhores condições para o resgate e afugentamento da fauna. Já a partir de janeiro de 2013, com o término da segunda etapa de enchimento, o reservatório atingirá a cota de 84m, permitindo o início da geração comercial de energia”, explica texto publicado no site do Ibama.

 

Para a emissão da licença, o Ibama também ouviu a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo explica o Ibama, “após o atendimento de todas as exigências, a Comissão de Avaliação e Aprovação de Licenças Ambientais, composta pelos diretores do Ibama, aprovou a emissão da licença, assinada na última sexta-feira (19/10) pelo presidente do Instituto, Volney Zanardi Junior”.

Anuncio congado imagem

 

Fonte: Estadão Conteúdo – Foto: Wilson Dias/ABr


Compartilhar

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *