Chuvas melhoram colheita da mandioca
Chuvas melhoram colheita da mandioca e favorecem plantio. Até setembro, 57% da área estimada para a raiz havia sido plantada. Mesmo com a alta da oferta de mandioca, osciosidade na indústria de fécula permanece alta.
As chuvas das últimas semanas na região centro-sul melhoraram as condições para a colheita de mandioca e favoreceram o plantio da raiz e de outras culturas concorrentes em área. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a oferta aumentou de modo geral, apesar de produtores terem priorizado os trabalhos de plantio.
Dados da Secretaria de Agricultura do Estado do Paraná (Seab/Deral) apontam que, até setembro, 57% da área estimada para mandioca havia sido plantada no estado; no mesmo período do ano passado, 68% da área da raiz havia sido plantada. Além do plantio atrasado, algumas lavouras estão sendo replantadas em decorrência do longo período de estiagem. Apesar de a oferta ter sido maior, a ociosidade na indústria de fécula continua alta.
por Globo Rural On-line
