Alimentados com cama de frango serão sacrificados
27 bovinos alimentados com ‘cama de frango’ serão sacrificados em MT. Medida visa evitar riscos de ocorrência da doença da vaca louca.
O Ministério da Agricultura determinou o abate de 27 bovinos em Mato Grosso devido ao fato de terem sido alimentados com “cama de aviário”, cujos ingredientes são restos de ração, penas, substratos e fezes dos aviários. A Defesa Agropecuária realizou exames e constatou o uso da “cama de frango”, que é proibido na alimentação de ruminantes, para evitar riscos de ocorrência da doença da vaca louca (Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB).
O Ministério da Agricultura informa que mesmo com a classificação do Brasil como região de risco insignificante em relação à vaca louca, anunciada no início deste ano pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), a Defesa Agropecuária mantém ações de prevenção continuada em todas as regiões do País.
Um dos alvos da fiscalização é a vigilância e monitoramento do uso de proteína animal na alimentação dos ruminantes. “Por isso, quando é identificada a presença de subprodutos de origem animal nos alimentos fornecidos aos rebanhos, a orientação é para que esses bovinos sejam abatidos em frigoríficos sob inspeção oficial”, diz o governo.
por Agência Estado

