Categories: Notícia

Seminário de trigo prepara profissionais

Seminário de Trigo prepara profissionais para a cultura de inverno

Evento destacou qualidade de sementes, manejo de plantas daninhas e doenças, classificação industrial e zoneamento agrícola
Publicidade

Na última segunda-feira, dia 18 de abril, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec sediou o Seminário de Trigo 2011. O evento, promovido pela Bayer CropScience, reuniu cerca de 100 profissionais da agricultura e pesquisadores da área de sementes. Durante o dia, os participantes tiveram acesso às principais informações sobre a cultura de inverno.


A gerente de Controle de Qualidade de Sementes da Coodetec, Maria de Fátima Zorato, que abriu o seminário com sua palestra, falou sobre o que é a semente e o que representa no contexto da inovação tecnológica. “Daqui a cinco anos, nós vamos ter semente como nunca vimos. Por isso, precisamos tratar a semente como tal. Não podemos pensar apenas no lado comercial, o profissional precisa também conhecer a cultivar tecnicamente. A semente é exigente e precisamos saber trabalhar com ela para alcançarmos bons resultados em campo”, explicou Maria de Fátima.

Durante o evento, ainda foram destacados outros assuntos, como manejo de plantas daninhas (Luiz Koslowisk – PUC/PR), manejo de doenças (Lucas Navarini – Fundacep) e qualidade em trigo (Mario Rissi – Bayer CropScience). “Os profissionais precisam estar atentos ao tratamento adequado para o combate de pragas e doenças. Isso garantirá o estabelecimento das plantas e trará o rendimento ao produtor”, justificou o engenheiro agrônomo da Bayer CropScience, Leonar Trombini.

O gerente de pesquisa Trigo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, também participou do seminário. O pesquisador trouxe detalhes sobre as cultivares de trigo CD, classificação industrial e zoneamento agrícola. “Neste ano, o zoneamento agrícola contempla mudanças na definição das épocas de semeadura dos municípios, com influência do Lago de Itaipu. Os produtores e técnicos devem estar atentos a isso.” Segundo Franco, em Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis e São José das Palmeiras houve liberação da semeadura nos meses de abril e maio, permitindo o plantio em uma época mais favorável à cultura do trigo.

Análise da triticultura

De acordo com o gerente de cereais de inverno e tabaco da Bayer CropSciense – região Sul, Mario Rissi, 2011 é um divisor de águas para a triticultura. Segundo ele, o agricultor ainda não sentiu os efeitos das mudanças, pois as novas regras de classificação do trigo começam a valer em 2012. “Porém, precisamos nos preparar para este novo período. Qualidade vai estar em primeiro lugar. Se quisermos concorrer, temos que investir em boa semente e dar atenção especial ao manejo. Ser líder não significa seguir a onda, é necessário promover a mudança”, argumentou Rissi.
fonte:Agrolink

Lucas Motta

Published by
Lucas Motta

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

17 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

17 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

17 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

17 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

17 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

17 horas ago

This website uses cookies.