Seminário de trigo prepara profissionais

Compartilhar

Seminário de Trigo prepara profissionais para a cultura de inverno

Evento destacou qualidade de sementes, manejo de plantas daninhas e doenças, classificação industrial e zoneamento agrícola

Na última segunda-feira, dia 18 de abril, a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec sediou o Seminário de Trigo 2011. O evento, promovido pela Bayer CropScience, reuniu cerca de 100 profissionais da agricultura e pesquisadores da área de sementes. Durante o dia, os participantes tiveram acesso às principais informações sobre a cultura de inverno.


A gerente de Controle de Qualidade de Sementes da Coodetec, Maria de Fátima Zorato, que abriu o seminário com sua palestra, falou sobre o que é a semente e o que representa no contexto da inovação tecnológica. “Daqui a cinco anos, nós vamos ter semente como nunca vimos. Por isso, precisamos tratar a semente como tal. Não podemos pensar apenas no lado comercial, o profissional precisa também conhecer a cultivar tecnicamente. A semente é exigente e precisamos saber trabalhar com ela para alcançarmos bons resultados em campo”, explicou Maria de Fátima.

Durante o evento, ainda foram destacados outros assuntos, como manejo de plantas daninhas (Luiz Koslowisk – PUC/PR), manejo de doenças (Lucas Navarini – Fundacep) e qualidade em trigo (Mario Rissi – Bayer CropScience). “Os profissionais precisam estar atentos ao tratamento adequado para o combate de pragas e doenças. Isso garantirá o estabelecimento das plantas e trará o rendimento ao produtor”, justificou o engenheiro agrônomo da Bayer CropScience, Leonar Trombini.

O gerente de pesquisa Trigo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, também participou do seminário. O pesquisador trouxe detalhes sobre as cultivares de trigo CD, classificação industrial e zoneamento agrícola. “Neste ano, o zoneamento agrícola contempla mudanças na definição das épocas de semeadura dos municípios, com influência do Lago de Itaipu. Os produtores e técnicos devem estar atentos a isso.” Segundo Franco, em Céu Azul, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis e São José das Palmeiras houve liberação da semeadura nos meses de abril e maio, permitindo o plantio em uma época mais favorável à cultura do trigo.

Análise da triticultura

De acordo com o gerente de cereais de inverno e tabaco da Bayer CropSciense – região Sul, Mario Rissi, 2011 é um divisor de águas para a triticultura. Segundo ele, o agricultor ainda não sentiu os efeitos das mudanças, pois as novas regras de classificação do trigo começam a valer em 2012. “Porém, precisamos nos preparar para este novo período. Qualidade vai estar em primeiro lugar. Se quisermos concorrer, temos que investir em boa semente e dar atenção especial ao manejo. Ser líder não significa seguir a onda, é necessário promover a mudança”, argumentou Rissi.
 
fonte:Agrolink


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!