Rodrigo rollemberg prestigia evento na embrapa
Em comemoração ao Dia do Índio (19 de abril), a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, realiza no período de
A exposição apresenta 33 fotografias que mostram o trabalho desenvolvido por pesquisadores da Embrapa em parceria com indigenistas da Fundação Nacional do Índio – Funai e indígenas Krahô em prol da segurança alimentar desse povo indígena.
O projeto da Embrapa com o povo indígena Krahô é uma iniciativa inovadora que integra ações de pesquisa e transferência de tecnologia focadas no fortalecimento da segurança alimentar indígena. Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Terezinha Dias coordenadora do projeto, o projeto que já existe há mais de dez anos, está focado em estratégias relacionadas à caracterização ambiental e conservação dos recursos genéticos tradicionais pela promoção de feiras de troca de sementes, entre outras atividades. O sucesso da parceria com a etnia Krahô despertou o interesse de outros povos indígenas.
O senador Rodrigo Rollemberg destacou a importância do trabalho que a Embrapa vem desenvolvendo em prol da melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas e da conservação de recursos genéticos. Ele visitou as aldeias Krahô em 2009 e ficou sensibilizado com o sucesso da parceria entre os indígenas e a Embrapa. “O sucesso do projeto está baseado na interação entre os saberes tradicionais e científicos”, enfatizou o senador.
Cartilhas serão distribuídas em escolas indígenas
As duas cartilhas lançadas durante a abertura oficial do evento – “Como conservamos nossas sementes” e “Preparando nossa roça” – foram escritas e ilustradas por indígenas Krahô que estiveram presentes ao evento. Miguelito Krahô, responsável pela ilustração, afirmou que as cartilhas serão distribuídas nas cerca de 20 escolas das aldeias Krahô. Segundo ele, essa iniciativa é extremamente importante, pois muitos jovens e crianças não sabem mais como plantar e não conhecem os rituais de seus antepassados para conservar sementes. “As cartilhas têm esse objetivo. Levar para as salas de aula os conhecimentos tradicionais”, ressaltou o indígena lembrando que pretende fazer novas cartilhas sobre temas que precisam ser divulgados como, por exemplo, caça e pesca. As cartilhas foram escritas por Dodanin Krahô e são bilingues (idioma Krahô e português), pois assim podem atingir outros públicos.
A exposição fotográfica “Segurança alimentar do povo indígena Krahô” pode ser visitada nos dias 19 e 20 de abril, de 9 às 17 horas, no hall do Edifício Sede da Embrapa (Parque Estação Biológica, final da Av. W3 Norte).

