Acordo entre amyris e usina paraíso estabelece produção

Compartilhar

Acordo entre Amyris e Usina Paraíso estabelece produção de especiarias a partir da cana

A Amyris anunciou nessa terça, dia 22, mais um acordo com uma usina do setor sucroalcooleiro, a Paraíso Bioenergia S.A., localizada em São Paulo, para a produção de especiarias químicas a partir da cana-de-açúcar. A expectativa é que a nova empresa processe o caldo de até um milhão de toneladas de cana por ano. A planta, que será construída pela Amyris ao lado da Usina Paraíso, está prevista para entrar em operação em 2012.

Também entra em operação no segundo trimestre de 2012 a unidade que a Amyris está construindo em joint venture com o Grupo São Martinho, a SMA Indústria Química, com obras já em andamento. O acordo utilizará, inicialmente, um milhão de toneladas de cana-de-açúcar fornecidas pela Usina São Martinho para a produção de uma especialidade química de alto valor agregado, o farneceno, utilizado na produção desde cosméticos e produtos de higiene a combustíveis. A previsão é de produção de 92 milhões de litros de farneceno no primeiro ano. Os investimentos na SMA são de US$ 35 milhões.

O farneceno será comercializado pela Amyris com o nome de Biofene. No Brasil, além da Paraíso e São Martinho, a Amyris também tem acordos com usinas da Cosan, Guarani e Bunge. A procura por esta especialidade química é grande e, mesmo antes do início da produção em larga escala, a Amyris já tem fechado contratos de venda de Biofene com empresas como a Procter & Gamble, Soliance, Firmenich, Gruppo Mossi & Ghisolfi, Shell e Total.

No final de fevereiro, a Amyris anunciou o nome de Paulo Diniz para o cargo de presidente executivo do braço nacional da empresa. Conhecido por sua atuação no setor sucroalcooleiro, a escolha de Diniz para administrar a Amyris no Brasil sinaliza a estratégia de consolidar a produção de especiarias químicas a partir de cana no país.

Autor: Eduardo Magossi. Fonte: Canal Rural


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *