Categories: Notícia

FAO alerta para risco de nova crise mundial alimentar

O aumento nos preços globais de gêneros alimentícios básicos elevam o risco de que a crise alimentarb de 2007-2008 em países em desenvolvimento se repita, disse nesta segunda-feira o presidente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO na sigla em inglês).

Um salto nos preços do petróleo e o rápido consumo dos estoques globais de cereais poderiam ser um prenúncio da crise de abastecimento, disse o diretor geral da FAO, Jacques Diouf, à Reuters, em entrevista durante uma visita aos Emirados Árabes Unidos. -"A alta dos preços aumentam as preocupações e estamos reduzindo rapidamente os estoques", disse. "Durante anos temos alertado que é preciso maior produtividade e investimento em agricultura."

Publicidade

O índice de preços alimentares da ONU de fevereiro aumentou pelo oitavo mês consecutivo, para o maior nível desde, pelo menos, 1990. Todos os grupos de commodities, exceto o açúcar, aumentaram no último mês.

Diouf dizia, até alguns meses atrás, que os estoques globais de cereais estavam em níveis mais saudáveis que os restritos estoques que desencadearam a crise em 2007 e 2008.

Em julho passado, os níveis de estoque estavam em um total de 100 milhões t acima que os de 2007, mas o rápido crescimento econômico em países em desenvolvimento e um retorno ao crescimento em países altamente industrializados, levaram a novas reduções.

Alguns países no norte da África e no Oriente Médio fizeram grandes compras de grãos para evitar aquele tipo de conflito, em parte estimulada pelos preços dos alimentos, que derrubou os líderes da Tunísia e do Egito.

A Coreia do Sul está buscando construir uma estratégia de reserva de grãos e planeja comprar cargas de milho e outras mercadorias, em esforço similar ao de outra nações asiáticas, preocupadas com os altos preços dos alimentos e com os conflitos sociais.

Em dezembro, o México comprou milhares de toneladas de milho no mercado futuro, para se proteger de altas dos preços de tortillas, que provocou confrontos nas ruas em 2007. "É algo racional de se fazer, para se proteger", disse Diouf.

O recente aumento dos preços do petróleo, que subiu para cerca de US$ 120 o barril no mês passado, está exacerbando os aumentos nos preços dos alimentos, que podem afetar a habilidade dos países em desenvolvimento de cobrir suas necessidades de importação, disse Diouf. Os preços do petróleo têm impacto nos custos de transporte e insumos agrícolas, incluindo fertilizantes.

Fonte: Reuters

Luiz Carlos

Published by
Luiz Carlos
Tags: pecuária

Recent Posts

Vaca Gigante: Conheça o monstro de 1,4 tonelada da Austrália

Uma vaca gigante da raça Holandesa está impressionando o mundo na Austrália. Com quase 2…

4 horas ago

Galinha vira galo? O fenômeno da reversão sexual em aves

Entenda como a reversão sexual em aves transformou uma galinha em galo no Brasil. Descubra…

5 horas ago

Transmutação Nuclear: Ouro criado a partir do chumbo no LHC?

Cientistas no LHC usam transmutação nuclear para transformar chumbo em ouro durante simulações do Big…

5 horas ago

Agricultor busca água e acha petróleo no CE; Entenda a lei

A descoberta de petróleo em sítio no CE gera dúvidas sobre a posse do subsolo.…

6 horas ago

Vacas: como amizades secretas moldam emoções e comportamento no rebanho

O comportamento das vacas revela uma complexidade silenciosa que passa despercebida no dia a dia…

11 horas ago

5 curiosidades sobre o comportamento dos cavalos que provavelmente você não conhece

Há algo silenciosamente fascinante nos cavalos que vai além da estética ou da força física.…

12 horas ago

This website uses cookies.