Quem quiser saber mais sobre os benefícios desses alimentos para a nutrição pode visitar a Feira Botânica no Brasília Shopping neste fim de semana.
Brasília, 11 de março de 2011 – Quem quiser conhecer melhor os benefícios dos cogumelos comestíveis para a nutrição humana pode visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, na Feira Botânica do Brasília Shopping, que começa hoje (11/03) e se estende até o próximo domingo, dia 13 de março na entrada das torres. Os cogumelos são alimentos muito nutritivos – com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.
Por isso, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe em pesquisas com esses alimentos desde a década de 90. O objetivo é aumentar o seu consumo pela população brasileira, que ainda é muito baixo – cerca de 30 gramas por habitante – quando comparado a outros países, como por exemplo, a França onde chega a 2 kg por habitante, a Itália, com cerca de 1,3 kg, e a Alemanha, que alcança 4 kg.
O maior responsável pela presença escassa dos cogumelos na mesa dos brasileiros é o seu alto preço no mercado. Em 1995, a Unidade da Embrapa deu o primeiro passo nesse sentido com a adaptação da técnica chinesa Jun Cao (Jun= fungo Cao=gramínea) para as condições brasileiras. Essa técnica é capaz de baratear e intensificar a produção de cogumelos comestíveis, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) pelo uso de substrato de capim, junto com outros nutrientes.
Técnica é repassada para produtores através de cursos
Para divulgar a técnica Jun-Cao, a pesquisadora Arailde Urben, coordenadora das pesquisas de cogumelos comestíveis na Embrapa, realiza duas vezes por ano cursos para produtores de todo o Brasil, além de participar de simpósios e palestras. “É importante que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e e passem a incluí-los em sua dieta alimentar”, afirma.
As pesquisas resultaram na formação do Banco de Cogumelos para Uso Humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje conta com mais de 300 espécies de interesse alimentar, incluindo algumas mais conhecidas do público como: shiitake (Lentinus edodes) e shimeji (Pleurotus ostreatus), e outras menos conhecidas, mas igualmente nutritivas, como: cogumelo rei (Ganoderma lucidum), cogumelo salmon (Pleurotus ostreatoroseus) e macaco branco (Hericium erinaceus) etc.
Quem quiser poderá também adquirir produtos à base de cogumelos no estande da Embrapa, já que dois produtores do Distrito Federal, que foram treinados pela pesquisadora Arailde Urben, estarão expondo os seus produtos.
Não se esqueça: a Feira Botânica acontece no Brasília Shopping hoje e amanhã (11 e 12/03) de 10 às 22 horas e no domingo, de 12 às 20 horas no espaço em frente às torres.
Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 3448-4769 e 3340-3672
E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br
O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…
Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…
O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…
O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…
Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…
O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…
This website uses cookies.