Vantagens na utilização de iatf
A técnica de IATF proporciona inseminação das fêmeas bovinas sem a necessidade de observação de cios. Além disso, induz ciclicidade nas fêmeas em anestro (ausência de cio), melhorando a eficiência reprodutiva
São muitos os benefícios proporcionados pela implantação de um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF(diminuição do intervalo entre partos, melhoramento genético, ganho de eficiência reprodutiva, nascimentos concentrados, homogeneidade de bezerros), que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, tem sido cada vez mais adotada nos rebanhos bovinos em todo o Brasil.
Apesar da Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF ser uma tecnologia empregada em larga escala no Brasil há pouco tempo, a mesma já se tornou uma das principais ferramentas no melhoramento genético de rebanhos bovinos e na melhora da eficiência reprodutiva de vacas em fazendas de corte. No ano passado a técnica cresceu 53,7% em comparação com o ano de 2009.
Quando a IATF é utilizada adequadamente, aproximadamente 50% das fêmeas sincronizadas emprenham desta inseminação artificial. Aquelas que não conceberem nesse primeiro serviço podem ser novamente sincronizadas ou colocadas com touros para repasse.
Essa tecnologia caracteriza-se pela sincronização do cio e da ovulação em vacas, eliminando a necessidade de detecção de cio e possibilitando a inseminação artificial de uma grande quantidade de animais em apenas algumas horas. Com essa inseminação, aproximadamente 50% dos animais tornam-se gestantes. O restante dos animais que não se tornaram gestantes é colocado com o touro para monta natural pelo resto da estação reprodutiva ou são submetidos à observação de cio para que sejam reinseminados. “Uma série de avaliações mostrou que, ao final da estação de monta, animais que são tratados para IATF apresentam uma antecipação do momento médio em que as gestações ocorrem e um incremento da taxa de prenhez geral ao término da estação de monta, aumentando a eficiência reprodutiva desses rebanhos” relata o Prof. Pietro Baruselli, da USP.
Além disso, as vacas tratadas com protocolos de IATF que não se tornaram gestantes na primeira tentativa tendem a apresentar maior taxa de prenhez na estação de monta em relação às não tratadas, em função da indução de ciclicidade promovida pelo tratamento hormonal. . Isso aumenta a eficiência reprodutiva do rebanho.
O início da estação de monta ocorre no Brasil anualmente durante o segundo semestre. É quando os pecuaristas preparam seu rebanho para a procriação, atentando para as ferramentas necessárias ao sucesso na estação de monta.
“Os bezerros produzidos por IATF podem nascer em uma época mais favorável (julho a setembro), sendo menos acometidos por doenças e parasitas. Além disso suas mães também se beneficiarão, uma vez que quando os bezerros estiverem maiores e mais dependentes do leite, já haverá disponibilidade de pastagens (outubro/novembro). Isso proporcionará que esses bezerros sejam desmamados mais pesados e possam ir para o abate mais cedo” explica Rui Vincenzi , gerente de produto da Linha Reprodutiva da Intervet/Schering-Plough Animal Health.
Rui explica ainda “que os principais fatores a serem atentados para o sucesso de um programa de IATF são a sanidade, a nutrição, o manejo, o sêmen, o inseminador, a estrutura dos currais e o período pós-parto para início do protocolo (mínimo 30 dias)”.
“A diferença de animais nascidos em diversos meses do ano dificulta, inclusive, o controle zootécnico do rebanho. Os desníveis de peso e idade prejudicam o manejo dos animais e afetam a seleção dos melhores espécimes ao final da desmama. Para evitar que isso ocorra, os pecuaristas utilizam a inseminação artificial em tempo fixo para uniformizar as características dos bezerros e ainda aproveitar o período das chuvas para que a pastagem esteja adequada na época do nascimento”, aponta o gerente.
E ressalta que “os resultados esperados de taxa de prenhez situam-se entre 40 e 60% e dependem, principalmente, de cinco fatores: condição corporal, ciclicidade e período pós-parto, qualidade do sêmen, inseminador, manejo e estrutura física da fazenda”.
A IATF é mais uma ferramenta à disposição dos pecuaristas brasileiros para melhoria dos índices reprodutivos de suas matrizes e da qualidade de seus produtos, contribuindo para uma maior produtividade, escala e padronização dos produtos de origem animal, essenciais na competição por espaço entre pecuária, agricultura e bioenergia.
Ainda podem-se considerar outros fatores que colocam a IATF como um procedimento vantajoso para os produtores. No desmame, as crias têm 10kg a mais, quando comparadas com os filhos da monta natural; a concepção é antecipada em 20 dias; e há redução de 1/3 no número de touros de repasse necessários.
“Nos últimos cinco anos, a produção nacional saltou de 60.000 para 200.000 embriões transferidos/ano, aproximadamente, sendo que mais de 90% foram produzidos em laboratório (in vitro). O Brasil, em 2010 inseminou cerca de 5 milhões de vacas por IATF. E a Intervet/Schering-Plough foi responsável por 1,5 milhão deste número”, finaliza Rui Vincenzi.
Sobre a Intervet/Schering-Plough Animal Health
A Intervet/Schering-Plough Animal Health, com sede em Boxmeer, Holanda, tem seu foco em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos para a saúde animal. A empresa oferece aos clientes um dos portfólios mais amplos e inovadores em Saúde Animal, abrangendo produtos de apoio ao desempenho e prevenção, tratamento e controle de doenças em todas as principais espécies de animais na pecuária e animais de companhia. A Intervet/Schering-Plough Animal Health é uma unidade de negócios de propriedade integral da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station NJ, USA. Para obter mais informações sobre a Intervet/Schering–Plough Animal Health acesse: www.intervet.com e www.merck.com.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











