Categories: Notícia

Brasil melhora solos e obtém alto teor de cálcio

O país fez uma grande revolução em sua agricultura nos últimos 40 anos: conseguiu transformar milhões de hectares de solo ácido em terras férteis. Essa é a principal conclusão do projeto “Bases Trocáveis nos Solos Cultivados com Milho e Soja em Plantio Direto no Brasil”, desenvolvido pela Conplant Consultoria, com financiamento da Fundação Agrisus, entidade sem fins lucrativos que trabalha exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos voltados à melhoria e conservação do solo. “Transformar um solo infértil em solo fértil, nessa extensão, só o Brasil fez”, afirma Fernando Penteado Cardoso, presidente da Agrisus, reiterando opinião de Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz, grande amigo do Brasil.

“Bases trocáveis” é o nome científico que se dá ao potássio, cálcio e magnésio, nutrientes fundamentais para as plantas. Com sua análise, é possível verificar as características de fertilidade do solo. As 2.342 amostras utilizadas foram colhidas em 1.171 sítios em diversas regiões produtoras durante o Rally da Safra 2009, realizado pela Agroconsult e também financiado pela Fundação Agrisus.

Publicidade

No início de 2010, foi apresentado o relatório sobre a situação do fósforo e agora, em 2011, são conhecidos os resultados para as bases trocáveis, bem como, adicionalmente, a acidez e o alumínio caso presente. O relatório é complementado pelo cálculo da Capacidade de Troca-CTC e do Índice de Saturação-V%, para as profundidades de 0-5 e 5-10cm. As duas pesquisas podem ser consultadas na íntegra em (www.agrisus.org.br).

A prática de uso de calagem superficial foi adotada pela maioria dos produtores de milho e soja no Brasil. Em pelo menos 85% dos pontos, os solos apresentavam saturação por bases acima de 50% nas camadas das duas profundidades. “Nos pontos amostrados observou-se aumento dos teores de K no solo à medida que aumenta a cobertura do solo em concordância com possível aumento da reciclagem pelas plantas de cobertura, com maior acumulo na camada superficial. Não se encontrou correlação entre a cobertura do solo com resíduos e a ocorrência de Ca e Mg nos solos”, afirmam Ondino Celante Bataglia, colaborador da equipe e Pedro Roberto Furlani, coordenador do projeto. “Sob o aspecto nutricional, tanto Ca como Mg não são mais limitantes nos solos brasileiros cultivados com soja e milho. Para o cálcio, praticamente todas as amostras se enquadram como altos teores. A textura influencia o acumulo de Ca de forma semelhante ao K”, completa Bataglia.

“Ao oferecer à comunidade científica, agronômica e agrícola do país os resultados dessa pesquisa única, a Fundação Agrisus acredita disponibilizar dados para planejamento econômico e técnico visando dar continuidade ao esforço para nosso desenvolvimento agropecuário”, finaliza o presidente da Agrisus.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável.

fonte:Agrolink

Lucas Motta

Published by
Lucas Motta
Tags: 20 dólares

Recent Posts

Cacto-coroa-de-frade: 4 sinais de sol insuficiente que travam o desenvolvimento

Saiba como identificar os 4 sinais de que seu cacto-coroa-de-frade está com sol insuficiente e…

3 horas ago

Shih Tzu com olhos lacrimejando demais pode sofrer com um erro comum no ambiente

Shih Tzu com olhos lacrimejando demais? Um erro no ambiente pode estar por trás do…

4 horas ago

Preço da carne bovina foge do padrão e muda o jogo do mercado

O preço da carne bovina mostrou força no fim do mês, com oferta restrita e…

21 horas ago

Funrural 2026: 2 formas de recolhimento e seus impactos reais

O Funrural 2026 exige decisão até 31 de janeiro. Saiba como escolher entre folha ou…

21 horas ago

Galinhas pretas: Aves que podem valer até US$ 6 mil

As galinhas pretas unem genética rara, tradição asiática e produção moderna. Entenda por que essas…

22 horas ago

Chapéu é tradição, mas a lei exige capacete — e a multa sobra pra fazenda

Chapéu é tradição no campo, mas a lei exige capacete em atividades de risco. Entenda…

22 horas ago

This website uses cookies.