Categories: Notícia

Adapec auxilia pesquisa sobre soja louca ii no tocantins

Técnicos da Adapec- Agência de Defesa Agropecuária- iniciam nesta segunda-feira, 21, a aplicação de um questionário in loco sobre a ocorrência da anomalia denominada Soja Louca II, nas propriedades rurais produtoras da cultura. O objetivo é colaborar com a pesquisa que está sendo conduzida pela Embrapa-Soja- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para investigar se o problema é causado pelo manejo ou por outras alterações. Os trabalhos vão iniciar pelos municípios de Guaraí, Campos Lindos e Pedro Afonso, onde já foi notificada a anomalia.

O questionário é uma idéia do grupo de pesquisadores da Embrapa e servirá para a identificação de sintomas do distúrbio da planta, registro do histórico de ocorrência do problema e ainda estudo dos fatores relacionados ao aparecimento da anomalia. “Estamos à disposição da empresa para prestar um auxilio técnico nas ações e fazer o mapeamento da área, se for necessário”, afirma o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz.

Publicidade

A Soja Louca II ocorre no período vegetativo da planta, impedindo a formação do grão, tem ocorrido em regiões de climas quentes, a exemplo da Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Tocantins, os primeiros indícios do distúrbio foram observados pela Adapec na safra de 2006, duramente um monitoramento que é feito a para a ferrugem asiática e da nematóide (espécies de pragas). “Nesta época notificamos à pesquisa, que está analisando e acompanhando a ocorrência em todo o Brasil. A maior dificuldade observada no estudo é a inconstância sintomática da praga”, explica o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Luis Henrique Michelin.

Ainda não há um levantamento preciso dos prejuízos causados pela anomalia, de causa e combate desconhecidos. “Recomendamos aos produtores rurais que informem a Agência qualquer foco de doença e praga em suas propriedades, para que possamos enviar os técnicos, retirar as amostras e enviar para as análises”, ressalta Michelin.

As principais características comumente observadas na soja louca II são plantas com hastes deformadas e folhas escuras.

fonte:Agrolink

Lucas Motta

Published by
Lucas Motta
Tags: erosão

Recent Posts

Roborock Saros Rover: O robô que finalmente sobe escadas sozinho

Roborock Saros Rover é a nova fronteira da limpeza doméstica automatizada, trazendo uma tecnologia híbrida…

15 horas ago

Sistema de reparo do DNA: a descoberta que desafia o acaso

O sistema de reparo do DNA funciona como uma unidade de manutenção ultra-sofisticada que monitora…

15 horas ago

Chapéu de peão gera multas pesadas por falta de EPI no campo

O chapéu de peão está sob forte fiscalização do Ministério do Trabalho, que exige a…

15 horas ago

Replicação do DNA: A descoberta da tecelagem molecular

Replicação do DNA é o processo biológico fundamental onde máquinas microscópicas copiam o código genético…

15 horas ago

Trator elétrico John Deere promete reduzir custos no campo

Trator elétrico John Deere é a nova aposta da gigante do setor para transformar a…

15 horas ago

Colheita de mandioca com roçadeira: prejuízo ou lucro?

A colheita de mandioca com roçadeira é um método que tem dividido opiniões entre produtores…

15 horas ago

This website uses cookies.