Categories: Notícia

Pela decima semana seguida estimativa de inflação aumenta

Analistas elevam estimativa de inflação para 2011 pela décima semana seguida.


Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela décima semana seguida a estimativa para a inflação oficial deste ano. Segundo pesquisa semanal divulgada pelo BC, a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,66% para 5,75%. Há quatro semanas, essa estimativa estava em 5,42%.

Publicidade

Para 2012, a projeção para o IPCA também subiu. Desta vez, de 4,61% para 4,70%. Há quatro semanas, a projeção para o índice no próximo ano estava no centro da meta de inflação de 4,5%. Essa meta de inflação, válida para 2011 e 2012, tem ainda margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite inferior é de 2,5% e o superior é de 6,5%.

Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e o principal instrumento usado é a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 11,25% ao ano. Quando considera que a trajetória de inflação é de alta, o BC eleva a taxa de Selic.

Na avaliação dos analistas, a taxa Selic deve subir ao longo deste ano. Na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para março, a taxa deve ser elevada para 11,75% ao ano. Ao final de 2011, deve chegar a 12,50% ao ano, a mesma projeção há duas semanas. Para 2012, a expectativa é de redução, com a taxa ao final do período em 11,25% ao ano.

A pesquisa do BC também traz projeções para outros índices de inflação. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, passou 5,43% para 5,47%. Para 2012, a estimativa subiu de 4,59% para 4,64%.

A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), neste ano, passou de 6% para 6,28%. Para 2012, subiu de 4,51% para 4,67%.

No caso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), neste ano, a estimativa foi alterada de 6% para 6,33%. Para 2012, a projeção também subiu, de 4,50% para 4,70%.

A estimativa dos analistas para os preços administrados permanece em 4,40%, em 2011, em 4,50%, no próximo ano. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

Fonte: Agência Brasil

Luiz Carlos

Published by
Luiz Carlos
Tags: casos

Recent Posts

Vaca Gigante: Conheça o monstro de 1,4 tonelada da Austrália

Uma vaca gigante da raça Holandesa está impressionando o mundo na Austrália. Com quase 2…

3 horas ago

Galinha vira galo? O fenômeno da reversão sexual em aves

Entenda como a reversão sexual em aves transformou uma galinha em galo no Brasil. Descubra…

4 horas ago

Transmutação Nuclear: Ouro criado a partir do chumbo no LHC?

Cientistas no LHC usam transmutação nuclear para transformar chumbo em ouro durante simulações do Big…

4 horas ago

Agricultor busca água e acha petróleo no CE; Entenda a lei

A descoberta de petróleo em sítio no CE gera dúvidas sobre a posse do subsolo.…

5 horas ago

Vacas: como amizades secretas moldam emoções e comportamento no rebanho

O comportamento das vacas revela uma complexidade silenciosa que passa despercebida no dia a dia…

10 horas ago

5 curiosidades sobre o comportamento dos cavalos que provavelmente você não conhece

Há algo silenciosamente fascinante nos cavalos que vai além da estética ou da força física.…

11 horas ago

This website uses cookies.