Para quem esta pensando em fazer o curso em agronegócio
O agronegócio brasileiro é responsável por 33% do PIB (Produto Interno Bruto), 42% das exportações e 37% dos empregos do país. Uma atividade que envolve tantos números positivos só poderia ser considerada o setor mais importante da economia do Brasil.
Esse setor envolve uma rede de outras atividades, que começam na produção de insumos e sementes, passam pelas fazendas, empresas de maquinários agrícolas e terminam nas indústrias, exportadoras e atacadistas.
O curso superior de Tecnologia em Agronegócio (ou Agropecuária e Agronegócio; Gestão de Agronegócios e Agroindústria, entre outros) forma profissionais capazes de administrar o caminho que a produção das empresas rurais faz desde a primeira até a última etapa. Ele é o “administrador rural”, a pessoa que faz o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma propriedade rural (no âmbito dos negócios).
Para tanto, esse profissional tem de dominar técnicas do agrobusiness (o negócio da agricultura e da pecuária), estar atento às novas tecnologias do setor rural e, assim, aumentar a eficiência daquela empresa rural no mercado.
Atividades
Outras competências do tecnólogo em Agronegócio:
– Definição das necessidades da lavoura e dos rebanhos (insumos, serviços e alimentos);
– Análise e descoberta de novos mercados;
– Capacitação em economia, finanças, contabilidade, mercado, administração e aplicação de técnicas modernas de gerenciamento;
– Gerenciamento do trabalho dos demais funcionários da empresa rural;
– Identificação de alternativas de captação de recursos;
– Promoção do equilíbrio entre produtividade e preservação dos recursos naturais;
– Gerenciamento do beneficiamento, da logística e comercialização dos produtos rurais;
– Reconhecimento dos problemas da cadeia agroindustrial e procura de soluções (pensamento estratégico).
Mercado de Trabalho
O profissional em Agronegócio deve estar sempre preparado para a imprevisibilidade, pois lida em primeiro lugar com o poder da natureza de nos dar alimentos e sustento.
O mercado de trabalho para este tecnólogo é amplo e está aquecido. A economia da agricultura e da pecuária no Brasil só cresceu nos últimos anos aumentando assim as oportunidades de emprego em pequenas propriedades rurais que querem se modernizar, assim como as grandes fazendas e as indústrias e outras atividades que fazem parte da cadeia econômica do agrobusiness.
O Curso
O curso tem em média 3 anos de duração e, além das disciplinas básicas de biologia, máquinas agrícolas, insumos, irrigação e drenagem, o estudante aprenderá também sobre administração, economia e noções de gestão.
Instituições
Região Sudeste
Espírito Santo: Unesc-ES (Colatina), Faesa (Vitória).
Minas Gerais: UFV (Viçosa/MG), UI (Itaúna/MG), Uniube (Uberaba/MG), Unitri (Uberlândia/MG).
Rio de Janeiro: Cefet-Campos (Campos dos Goytacazes/RJ), Unipli (Niterói/RJ).
São Paulo: Unicastelo (Descalvado/SP), UBC e FATEC(Mogi das Cruzes/SP).
Região Nordeste
Bahia: Filem (Luis Eduardo Magalhães/BA).
Pernambuco: Cefet-Petrolina (PE).
Região Norte
Roraima: Cathedral-RR, FAA-AM (Boa Vista).
Tocantins: Ceulp-Ulbra (Palmas).
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB (Planaltina/DF).
Goiás: UEG (Campos Belos/GO), Cefet-GO (Rio Verde/GO).
Mato Grosso do Sul: Unigran (Dourados)
Mato Grosso: Cathedral-MT (Barra do Garças), FIC-MT (Cuiabá), Cefet-Cuiabá.
Região Sul
Paraná: Unopar (Londrina), IPP-Curitiba, Unics (Palmas).
Rio Grande do Sul: UERGS (RS), Eafa-RS (Alegrete), URI (Cerro Largo).
Santa Catarina: Unoesc (Campos Novos), UnC (Curitibanos), Unibave (Orleans).
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











