Cafeicultores terão R$ 40 mi para recuperação de lavouras
O presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, comemorou a decisão do governo de liberar R$ 40 milhões para recuperação das lavouras de café afetadas por chuvas de granizo ocorridas entre 1º de outubro do ano passado e hoje. A medida, que foi solicitada ao governo pela Comissão, dá condição para que os produtores recuperem os cafezais afetados pelo fenômeno climático que atingiu, principalmente, as lavouras do Sul de Minas Gerais.
Produtores de outras regiões também poderão solicitar o crédito, desde que laudos técnicos comprovem as perdas provocadas pelo granizo. Em outubro, quando começou a ser verificado o fenômeno climático, as lavouras de café estavam numa fase inicial de produção, época das floradas que dão origem aos frutos. Com o evento, houve grande perda nas regiões atingidas, fazendo com que os produtores afetados tivessem pouca produção nos anos seguintes.
Sem essa produção, os produtores não têm como pagar os financiamentos. “O crédito permite que os empréstimos sejam pagos posteriormente, o que garante tranqüilidade aos cafeicultores”, afirmou o presidente da Comissão. A linha de crédito foi aprovada na quinta-feira (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Fonte: CNA
