Meteorologia: Previsão do tempo para todo o Brasil 08/01/2010

Compartilhar

Pancadas de chuva e trovoadas atingem boa parte da região Norte.

Em Barcelos (AM), o acumulado chega aos 85mm, o equivalente a 35% da média de janeiro.
SÁBADO, DIA 8

Sul
No sábado, além das áreas de instabilidade, a passagem de uma frente fria favorece as chuvas sobre boa parte do Paraná e de Santa Catarina, além do centro, oeste e nordeste do Rio Grande do Sul. Chove forte, porém de forma localizada no nordeste do Paraná e no extremo oeste do Rio Grande do Sul. O acumulado varia entre 20mm (Rio Grande do Sul) e 40mm (Paraná). O calor aumenta ainda mais em toda a região e a máxima varia entre 35°C e quase 40°C em boa parte do Rio Grande do Sul.

Sudeste
Neste sábado, prosseguem as chuvas generalizadas sobre São Paulo, centro, oeste e sul de Minas Gerais e o centro e sul do Rio de Janeiro. Os temporais concentram-se o Estado de São Paulo, com acumulado de mais de 60mm na região central. Faz calor em boa parte da região, com exceção do nordeste de São Paulo e o oeste e sul de Minas Gerais.

Centro-Oeste
No sábado, a previsão é de pancadas de chuva na maior parte da região, com menor risco de precipitações no nordeste de Mato Grosso. As chuvas fortes e localizadas atingem o sudeste e oeste de Goiás, Distrito Federal, oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul e o centro e sul de Mato Grosso. O acumulado varia entre 20mm e 40mm. O calor aumenta ainda mais sobre todo o Centro-Oeste, com máxima de mais de 35°C no nordeste de Mato Grosso e no sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Anuncio congado imagem

Nordeste
No próximo sábado destaca-se a volta das chuvas fortes ao Nordeste, mais especificamente na costa norte da região. O acumulado varia entre 20mm e 40mm e atinge principalmente a costa do Ceará (Fortaleza) e do Rio Grande do Norte. Também chove forte, porém de forma isolada, no leste do Maranhão. Já na Bahia, Sergipe, litoral de Alagoas, oeste de Pernambuco e no leste da Paraíba, as chuvas serão isoladas e com baixo acumulado. O calor predomina em toda a região, com mais de 35°C no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Norte
Neste sábado, as pancadas de chuva e trovoadas atingem boa parte da região, sendo com menor intensidade e de forma mais isolada no Amapá, Tocantins e Rondônia. Por outro lado, chove forte no sul do Acre e norte do Amazonas. Em Barcelos, no Amazonas, o acumulado chega aos 85mm – 35% da média de janeiro. Por conta do excesso de nuvens, a temperatura máxima fica mais baixa em algumas partes do Amazonas e Rondônia. Já no Acre, Tocantins, Pará e Amapá, o calor predomina.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
No domingo, a previsão é de chuva em boa parte da região Sul, com exceção do oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas fortes e localizadas atingem o meio oeste e o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná. O tempo ainda permanece abafado em toda a região, mas o calor diminui um pouco no Rio Grande do Sul. Na segunda, chove de forma isolada e com baixo acumulado no oeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de Santa Catarina e no litoral e no oeste do Paraná. Entre 11 e 15 de janeiro, a previsão é de chuva generalizada na região Sul. O acumulado varia entre 30mm e 70mm no Paraná e em Santa Catarina e entre 5mm e 15mm no Rio Grande do Sul. Apenas no extremo sul do Estado, o acumulado será mais elevado, chegando aos 50mm.

Sudeste
No domingo, nada muda e as chuvas generalizadas atingem São Paulo e o centro, oeste e sul de Minas Gerais. Temporais atingem o centro e nordeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro, com acumulado entre 20mm e 60mm. Faz calor em boa parte da região, com exceção do nordeste de São Paulo, interior do Rio de Janeiro e centro e sul de Minas Gerais. Na segunda, finalmente a chuva cessa sobre parte do Estado de São Paulo, mas prossegue sobre o Rio de Janeiro, centro e sul do Espírito Santo e sobre a maior parte de Minas Gerais. A trégua em São Paulo dura pouco: entre 11 e 15 de janeiro, chove de forma intensa e generalizada em boa parte da região, com destaque para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Centro-Oeste
No domingo, chove em todo o Centro-Oeste. Destaca-se a chuva forte e localizada no oeste, norte e leste de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, centro e sul de Mato Grosso e no Estado de Goiás, com acumulado entre 20mm e 30mm. A temperatura máxima volta a cair no leste de Goiás e no Distrito Federal, indicando retorno das chuvas mais persistentes. Já na maior parte do Centro-Oeste, prosseguem as chuvas de fim de tarde. Na segunda, as chuvas mais intensas atingem Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com acumulado entre 20mm e 50mm. Entre 11 e 15 de janeiro, uma nova invernada se forma, atingindo preferencialmente Goiás e Distrito Federal. O acumulado varia entre 70mm e mais de 130mm em boa parte da região Centro-Oeste.

Nordeste
No domingo, volta a chover de forma generalizada em boa parte do Nordeste. Apenas no centro, sul e leste da Bahia, o risco de chuva será menor, As chuvas mais fortes atingem a costa desde o Rio Grande do Norte até a costa do Maranhão, com acumulado entre 20mme 50mm. Os temporais podem atingir Natal e São Luís. Mesmo com as chuvas generalizadas, ainda faz calor de quase 35°C em boa parte da região. Na segunda, destaca-se a volta a chuva generalizada ao Nordeste, inclusive no oeste, centro e norte da Bahia. Entre 11 e 15 de janeiro, chove em boa parte do Nordeste, com destaque para os mais de 100mm no norte da Bahia e sul do Piauí.

Norte
No domingo e na segunda, chove forte no litoral da região, especialmente no litoral do Amapá. Entre 11 e 15 de janeiro, destaca-se o acumulado de mais de 150mm previsto para boa parte do Pará, Tocantins e Amapá.

Fonte: Somar Meteorologia


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *