Leilões escoam o milho, mas não garantem preço mínimo

Compartilhar

Milho: debate sobre a importância de manutenção de PEP nesta safra levanta uma questão fundamental para os produtores: Governo não honra com o Programa de Garantia do Preço Mínimo. Caso houvesse essa política, não haveria necessidade de leilões com recurso público.

A cadeia produtora de milho debate já neste começo do ano a necessidade das políticas do Governo para que em 2011 não haja prejuízos no setor. A importância de manutenção os leilões de PEP (Prêmio para Escoamento do Produto) lembra que o Governo não honra com o Programa de Garantia do Preço Mínimo e por isso se faz necessário haver leilões ao longo do ano com recurso público.

Para Telmo Heinen, especialista em comercialização, a única forma para escoar o excesso da boa produção de milho no Brasil é através das aquisições feitas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), porém, nem mesmo o preço mínimo é garantido ao produtor do cereal.

Na próxima semana, mais um leilão de venda de milho para a cadeia consumidora será realizado, mas desta vez com redução pela metade do grão a ser ofertado devido a menor procura deste começo de ano. No dia seguinte, a Conab realiza o primeiro leilão de VEP (Valor para Escoamento de Produto) no Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Nordeste e norte de Minas Gerais. Segundo Telmo, estes leilões garantem ao Governo que os preços mais altos não causem problemas à inflação nacional.

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi e Juliana Ibanhes

Anuncio congado imagem


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *